Ator e diretor Richard Attenborough morre aos 90 anos


Richard Attenborough Morreu no domingo (24), aos 90 anos, o ator e diretor Richard Attenborough. A noticia foi dada ao canal BBC por seu filho Michael, mas a causa da morte não foi revelada. Segundo o jornal The Guardian, o britânico vivia há mais de um ano num lar de idosos, na zona oeste de Londres, apenas se movimentando com o auxilio de uma cadeira de rodas, desde que sofrera um ataque cardíaco e caiu de uma escada há seis anos, acidente do qual nunca se recuperou totalmente.

Nascido em Cambridge, na Inglaterra, em 1963, Richard Samuel Attenborough dedicou 60 anos de sua vida ao cinema. Ele começou a carreira nos palcos e fez sua estreia no cinema atuando em Nosso Barco, Nossa Alma (1942), lançado no período da Segunda Guerra Mundial, na qual lutou como piloto da RAF, a força área britânica. Sua estreia como diretor aconteceu no musical Oh! Que Bela Guerra! (1969), que venceu, entre outros prêmios, o Globo de Ouro de melhor produção estrangeira.

O seu maior sucesso foi Gandhi (1982), vencedor do Oscar de melhor filme e melhor diretor. Entre outros trabalhos atrás das câmeras, destacam-se também Um Grito de Liberdade (1987) e Chaplin (1992). O último longa dirigido por ele foi Um Amor para Toda a Vida (2007), drama romântico estrelado por Christopher Plummer e Shirley MacLaine. Já como ator, teve papéis em filmes populares como Fugindo do Inferno (1963) e Elisabeth (1998), mas as gerações mais novas lembram dele interpretando o Papai Noel de Milagre na Rua 34 (1994) e o bilionário John Hammond, idealizador do Jurassic Park (1993).

Irmão do antropólogo e apresentador David Attenborough, com quem compartilhava o tratamento de “Sir”, dedicou sua vida às artes e a promover a educação, ao mesmo tempo em que foi presidente de várias instituições no Reino Unido, como a Real Academia de Arte Dramática, onde estudou, e do Clube de Futebol Chelsea, time pelo qual torceu por toda a vida. Ele era casado com a atriz Sheila Sim, de quem teve três filhos: Michael, Lucy e Charlotte.