Os icebergs disso e daquilo viralizaram no início de 2021 no Reddit. Os usuários começaram a postar imagens de um iceberg dividido em camadas – com músicas, programas de TV, livros, músicas e outros elementos da cultura pop – que “pioravam” a medida que o oceano escurecia. A Fossa das Marianas era o local onde as desgraceiras do viral se concentravam.

Não demorou para aparecer um iceberg classificando os filmes de terror. O gráfico intitulado The Disturbing Movie Iceberg começava com produções mainstream de Hollywood e finalizava com mixtapes de snuffs, sexo bizarro e zoofilia(!). Apesar da ideia criativa e curiosa, o troço era “bagunçado” com todo tipo de shockumentary (documentários chocantes) nivelado numa mesma camada e trash movies misturados com longas-metragens verdadeiramente perturbadores.

Atendendo a pedidos, resolvi “organizar” a bagaça. Foram meses procurando as “obras” citadas e pesquisas na web para descobrir a veracidade das mais cabulosas. O resultado você confere abaixo:

Assista ao vídeo e conheça detalhes de cada obra citada.