A cronologia bagunçada da franquia "X-Men"


Viagem no tempo sempre foi um assunto recorrente no cinema. E, ao longo dos anos, duas regras básicas para este tipo de filme foram “estabelecidas”: 1ª) um evento alterado no passado vai modificar a linha temporal posterior ao seu acontecimento e 2ª) viajar no tempo e alterar determinado fato, em verdade, vai fazer surgir uma realidade temporal paralela, uma outra linha de tempo. Quem curte fitas que abordam este tema, como De Volta Para o Futuro, Efeito Borboleta e Feitiço do Tempo sabe perfeitamente como funciona esta “lógica” temporal.

Quando X-Men: Dias de um Futuro Esquecido foi anunciado, havia a expectativa que o filme consertasse as discrepâncias entre os capítulos anteriores. Nesse quesito, a sequência não só deixou de explicar os furos, como ainda adicionou mais alguns. O site MTV News, no entanto, saiu em defesa da aventura mutante com este infográfico – traduzido carinhosamente por nossa equipe – que tenta justificar a bagunça usando realidades paralelas como justificativa. Confira:

Linha do Tempo dos X-Men no cinema

  • Mas, o que me deixa com a "pulga atrás da orelha" é exatamente os acontecimentos dos três primeiros filmes não levar em conta essa realidade dos sentinelas. Pois, se Mística matou Trask e foi usada como cobaia para a criação das máquinas, como isso não a afeta nesses três filmes? Como nada é citado e não há esse perigo iminente? Mexer com o tempo é sempre um perigo, rsrs. De qualquer forma, acho um bom filme.

    • Pois é, Amanda… coisa de Hollywood. O fato é que o primeiro longa tinha orçamento apertado e estreou numa época em que a febre do subgênero “filmes de super-herói” ainda não havia estourado. Se a franquia fosse de George Lucas, certamente ele relançaria a trilogia original adicionando as cenas “que ficaram faltando”.

  • Wagner

    Se eu estiver errado por favor me desculpem,o cara que quis ficar com o Logan,não estava novo demais até para o experimento com o adamantium? o Logan escapou de algum outro projeto na mãos dele até deixar que implantassem adamantium nele?

  • Emanuel

    O fato é que apesar de pequena, é possivel ver uma referencia aos sentinelas lááá atras. No terceiro filme.

    Em uma seçao de treinamento aparece ate os dizeres “em um futuro nao muito distante” é possivel ver um cenário apocalíptico e o colossus arremessa o wolverine que arranca a cabeça de um sentinela e termina o treinamento do dia dizendo que a melhor defesa é o ataque.

    Ou seja, o professor ja sabia que isso poderia acontecer e ja treinava os X-Men para esse futuro.
    Mas como o proprio titulo do filme dar a entender, aconteceram tantas outras coisas, que esse futuro foi esquecido e deixado de lado.