Quando existe um amor pela fotografia, o desejo de conhecer suas várias aplicações e de aprender fotografia com a Superprof é algo natural. De fato, os usos da fotografia são cada vez mais vastos e suas aplicações permeiam vários setores, permitindo que os conhecimentos de quem estuda possam ser utilizados de formas diversas e gerar variados tipos de produto final. Mais do que o mundo das fotografias jornalísticas ou do universo das exposições fotográficas, você encontrará uma paixão incrível pela arte fotográfica no cinema.

Os cineastas mais famosos do mundo já compreenderam que a fotografia é capaz de despertar sensações renovadas em quem está assistindo, ajudando a modelar as percepções da audiência e criar novas formas artísticas, capazes de destacar uma película das demais. No cinema, a fotografia é a maior responsável pela criação do clima e da harmonia da narrativa e contribui para que todos os outros elementos artísticos e técnicos possam se ligar e enquadrar de uma forma mais clara e plena.

Mas, afinal, do que estamos falando exatamente quando falamos em fotografia cinematográfica? E quais foram as películas mais premiadas nesta categoria? Vamos descobrir!

A fotografia no cinema: o que é a Cinematografia?

A cinematografia – também conhecida como fotografia de cinema ou fotografia cinematográfica – corresponde ao conjunto de elementos visuais que compõem um filme. Esta se traduz de variadas formas e é criada por meio de captação de imagens através de câmeras digitais.

Usualmente, o diretor de fotografia trabalha em conjunto com o diretor do filme para criar os enquadramentos, movimentos de câmera e ângulos que estruturam o filme, tendo ainda atenção a aspectos como as lentes ou a luz correta a se utilizar para conseguir a ambiência e a estrutura pretendida para a narrativa.

Ainda assim, visto que nesse processo não existe somente a parte artística, mas também questões técnicas como os equipamentos utilizados na filmagem e partes de avaliação de ordem mais prática e técnica, o diretor de fotografia não trabalha sozinho, mas com uma equipe de produção, especializada que apoia o seu trabalho e garante que todos os aspectos sejam seguidos e verificados.

Mesmo após o término das gravações, o trabalho não termina. Cabe muitas vezes ao diretor de fotografia e sua equipe o apoio na pós-produção para garantir que a imagética da película corresponda ao pretendido. Nessa fase, as ferramentas de edição são fundamentais, para que um filme possa ter o impacto visual que seus criadores pretendem.

Uma vez que se trata de um trabalho transversal a todo o filme, desde o momento da sua concepção ao momento de sua finalização, o trabalho da cinematografia se torna um dos mais importantes. No final, a fotografia será também um dos elementos de maior impacto no público e que mais definirá a forma como os espectadores interpretam e encaram a narrativa fílmica.

Quais os filmes mais premiados por sua fotografia?

A fotografia de alguns filmes já os destacou mundialmente e existem várias películas icônicas. Essa categoria de análise é tão importante para os filmes que a Academia criou um Oscar somente para ela: o de Melhor Fotografia ou, em inglês, Cinematography, comprovando sua importância. Muitos filmes vencedores nessa categoria terminaram, também, por receber o tão desejado Oscar de Melhor Filme.

Entre os filmes vencedores de Melhor Fotografia você encontrará muitos que lhe são familiares. Entre os mais conhecidos estão os recentes Blade Runner 2049 (2017), La La Land (2016), Gravidade (2013), A Vida de Pi (2012), Quem Quer Ser Um Milionário? (2008), Memórias de uma Geisha (2005) e O Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel (2001). Além dos super premiados Titanic (1997), Coração Valente (1995) e A Lista de Schindler (1993).

A Fotografia Cinematográfica permite a imersão do público nas histórias, gerando emoções e sentimentos. Hoje, a formação em cinematografia é cada vez mais procurada por quem ama o mundo da fotografia e do cinema.