Ao assistir Human Factors, minha primeira reação foi relacioná-lo a Cachê, do Michael Haneke. Ambos os filmes se concentram em um evento bizarro com consequências trágicas para a relação de uma família, e trabalham com a degradação da relação dessas pessoas a partir de então. No caso de Human Factors, a família passa um final de semana na casa de campo, quando, supostamente, há uma invasão domiciliar flagrada pela esposa, que a ouve, mas não consegue ver os invasores. Esse incidente levanta a pergunta que guia todo o roteiro: a invasão realmente aconteceu?

O longa dirigido por Ronny Trocker alterna duas linhas temporais: na primeira, seguimos a cronologia dos fatos desde a chegada na casa campo até a solução do mistério; na segunda, acompanhamos os diferentes pontos de vista sobre a suposta invasão da residência: pai, mãe, filha mais velha, filho mais novo, e, por fim, animal de estimação (isso mesmo!).

A obra aposta na tensão psicológica enfatizada pelas grandes atuações do elenco e pela fotografia sombria, baseada em planos-sequência do ponto de vista de cada personagem e em movimentos de câmera incomuns, porém precisos, na tentativa de transmitir a angústia e a perturbação daquelas pessoas. Dessa forma, cria-se uma atmosfera, por vezes, surreal.

A atmosfera surreal, por sua vez, remete ao drama político e aos temas subjacentes: a xenofobia na Europa, a paranoia dos privilegiados, o medo do diferente e a culpa pela desconfiança. Human Factors faz do drama psicológico uma questão social e, ao utilizar-se dos pontos de vista dos indivíduos, faz uma grande metáfora dos problemas do mundo atual, do recrudescimento do fascismo na Europa aos conflitos religiosos e culturais.

Para os fãs de cinema europeu, o filme proporciona uma grande experiência cinematográfica. O que o deixa um pouco abaixo da nota máxima é o desfecho, que cai na tentação de entregar uma resposta clara para o mistério, quando a pergunta sem resposta teria um efeito muito mais poderoso no público, que poderia escolher sua própria interpretação.

Acompanhe a cobertura do #conexaosundance através do Razão de Aspecto, Cinema(ação), Wanna be Nerd e o Portal Getro.