A 10ª edição do CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico será uma edição histórica. Mesmo com os problemas causados pela pandemia, o evento contará com uma seleção de 140 filmes, entre longas e curtas-metragens de 30 países. Pela primeira vez o festival terá sua abertura oficial num drive-in com a premiere de O Cemitério das Almas Perdidas, novo trabalho do diretor Rodrigo Aragão. A exibição ocorrerá no Belas Artes Drive-in, em 6 de setembro, e a partir do dia 7 até 20 de setembro, o festival continua em uma versão online que será exibida no Belas Artes À La Carte.

O Brasil está presente em todas as mostras com um total de 03 longas e 32 curtas-metragens. A Espanha é mais uma vez o segundo país com mais filmes em competição, com um total de 26 títulos enquanto a França aparece com 11 produções. No terceiro ano consecutivo da Mostra Mulheres Fantásticas, a presença feminina se amplia: em 2018 foram exibidas 10 produções, em 2019 foram 27 e nessa edição, são 36 obras com mulheres na direção.

Duas novas mostras competitivas estreiam este ano: Pequenos Fantásticos, uma sessão para crianças a partir de três anos composta por nove curtas-metragens e a Mostra FantasTeen, direcionada para o público adolescente, composta por dez filmes, incentivando o perfil de formação das novas gerações no cinema de gênero, com produções para toda a família.

A homenageada deste ano será a atriz Gilda Nomacce, que tem mais de 100 filmes na carreira, entre eles Quando Eu Era Vivo de Marco Dutra, Adeus ao Comandante de Sérgio Machado e O Olho da Serpente de Fernando Sanches.

Para acompanhar o 10º CineFantasy online será preciso fazer uma assinatura no site da Belas Artes à La Carte. O valor é bem barantinho, apenas R$ 9,90 (assinatura mensal.