A 15ª edição do Fantaspoa, Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, está prestes a começar. Tradição na capital gaúcha, o evento dedicado as produções de fantasia, horror e animações contará este ano com cerca de 100 filmes, dos quais mais de 60 são longas-metragens que representam 25 países. Destes, 34 serão exibidos em première latino-americana e seis em première mundial.

Entre os homenageados está Roger Corman, uma lenda do cinema e mestre dos filmes B, que continua em plena atividade aos 93 anos. Corman participará de sessões comentadas de seus filmes e ministrará uma masterclass. O diretor italiano Ruggero Deodato (Holocausto Canibal) também comparecerá ao festival. Ele vai estar presente na sessão de Deodato Holocaust, documentário de Felipe M. Guerra sobre sua carreira.

Além das mostras competitivas e sessões comentadas, o Fantaspoa promove oficinas, exposição e diversão – está prevista uma festa à fantasia na abertura, no Groova, e um baile de máscaras a bordo do barco Cisne Branco, no encerramento. Ao longo das duas semanas de programação, haverá seis atividades de formação, a segunda edição do Madrugadão – sessões de horror na madrugada – e a mostra itinerante em escolas de baixa renda da Região Metropolitana.

As exibições do XV Fantaspoa vão ocorrer na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085) e Sala Redenção – Cinema Universitário (Avenida Paulo Gama, 110 – Campus Centro UFRGS) de 16 de maio a 2 de junho. Oportunidade de ouro para os fãs do gênero.