Originalmente programado para ocorrer em maio, o Fantaspoa, o maior festival de cinema fantástico da América Latina, foi obrigado a postergar sua data por conta da pandemia. Mas o show não pode parar. Os organizadores do evento fecharam uma parceria com a Darkflix, serviço brasileiro de streaming , para a realização da XVI edição de forma totalmente online e gratuita.

A programação contará com mais de 110 filmes (entre curtas e longas-metragens) de mais de 35 países. Também serão promovidas lives com cineastas, palestras e masterclasses. O terrir Pornô dirigido Keola Racela será o filme de abertura. O encerramento ficará por conta do slasher Skull: A Máscara de Anhangá, de Armando Fonseca e Kapel Furman e Antologia da Pandemia, ambos exibidos recentemente no Festival de Chattanooga, nos EUA.

O grande homenageado deste ano será o cineasta ugandense Isaac Godfrey Geoffrey Nabwana, conhecido como IGG Nabwana. Apaixonado por cinema, IGG aprendeu a filmar assistindo a tutoriais na internet e, nos últimos 15 anos, assinou a direção de aproximadamente 50 longas-metragens. Todas as suas produções são realizadas de forma artesanal na favela onde vive na Uganda, com orçamentos mínimos, equipes reduzidas e vigorosa carga de criatividade. No Fantaspoa, o público terá a oportunidade de assistir A Crazy World, dirigido por Nabwana e ovacionado no Festival de Toronto em 2019.

A XVI edição do Fantaspoa acontece de 24 de julho à 2 de agosto. Para saber mais sobre a programação, visite o blog da Darkflix.