A Warner Bros. divulgou o primeiro trailer de Contagion, thriller apocalíptico de Steven Soderbergh (Onze Homens e Um Segredo), anunciado como um dos três últimos projetos do diretor antes de sua precoce aposentadoria.

O roteiro escrito por Scott Z. Burns (Ultimato Bourne) lembra muito Epidemia, estrelado por Dustin Hoffman em 1995. Na trama, um vírus devastador, transmitido pelo ar, se espalha pelos quatro continentes, fazendo muitas vítimas em poucos dias. Médicos do mundo todo passam a correr contra o tempo, conforme a pandemia se espalha, para conter a doença e o pânico que ela está gerando na sociedade.

A história, além da tradicional histeria em massa, pretende abordar como as pessoas são afetadas psicologicamente em uma situação extrema e debater a influência negativa que informações falsas podem trazer para uma grande crise mundial.

O longa conta com um elenco estelar formado por Matt Damon (Identidade Bourne), Marion Cotillard (A Origem) Gwyneth Paltrow (Homem de Ferro), Kate Winslet (Titanic), Jude Law (Sherlock Holmes), Laurence Fishburne (o Morpheus de Matrix) e Bryan Cranston (da série televisiva Breaking Bad). Assista:

Soderbergh, que também participa da produção do filme, venceu o Oscar de Melhor Diretor por Traffic em 2001 – mesmo ano em que também concorria pelo trabalho de direção em Erin Brockovich. Segundo ele, a decisão de abandonar o cinema veio quando começou a achar que seu trabalho estava se tornando uma “mesmice enfadonha”.

Contagion estreia primeiro no Brasil, em 28 de outubro. O lançamento nos cinemas gringos está marcado para 21 de novembro.