No ano passado, as críticas negativas não impediram que O Último Exorcismo – que custou apenas US$ 2 milhões – arrecadasse cerca de US$ 66 milhões nas bilheterias mundiais e outros tantos em DVD e Blu-ray. De olho nestas lucrativas cifras, novas produções estreiam nos cinemas este ano usando o capeta como tema, ou melhor, a expurgação dele.

O primeiro deles é O Ritual (The Rite), que chega aos cinemas em 11 de fevereiro. Produzido pela mesma Warner que arrecadou milhões com O Exorcista na década de 1970, e dirigido pelo sueco Mikael Håfström (1408, Fora de Rumo), o longa é baseado no livro homônimo de Matt Baglio, jornalista que conviveu durante um tempo com padres exorcistas.

Anthony Hopkins interpreta um padre veterano em exorcismos encarregado de provar a um cético seminarista (Colin O’Donoghue) que o coisa ruim existe. No elenco também estão a brasileira Alice Braga, Ciaran Hinds e Rutger Hauer. Depois de um primeiro trailer instigante, o estúdio divulgou este abaixo, que deixa a trama mais evidente. Confira:

Em 3 de junho estreia Exorcismus – A Possessão (La Posesíon de Emma Evans), produção espanhola de Julio Fernández, um dos caras que bancou a série REC.

O longa, falado em inglês, foi filmado em Barcelona e traz um elenco internacional com astros pouco conhecidos, mas figurinhas carimbadas em fitas de horror como a bela Sophie Vavasseur (Resident Evil – Apocalypse), Stephen Billington (Resident Evil – O Hóspede Maldito) e Doug Bradley (o Pinhead da série Hellraiser).

Na trama, Emma Evans (Vavasseur) é uma adolescente de quinze anos que acha sua vida difícil e acredita que seus pais não a entendem. Durante uma brincadeira com um tabuleiro Ouija (de novo!), ela e o amigo Alex (Tommy Bastow) resolvem invocar o demônio. A partir daí, não demora muito para a jovem começar a ouvir sons horríveis e atacar violentamente as pessoas à sua volta.

Seus pais estão convencidos que o problema é psicológico, no entanto, os exames médicos realizados não detectam nenhuma doença. A única salvação da garota está nas mãos do Padre Christopher (Billington), tio de Emma, que reconhece logo a presença do demo. A família permite que o exorcismo seja realizado e filmado, sem imaginar as consequências. Assista:

Será que algum dos dois vai conseguir tirar de O Exorcista o posto de “filme de horror mais assustador de todos os tempos”? Só DEUS sabe!