Prepare-se: 2011 será um ano pontuado por uma nova leva de filmes de horror explorando exorcismos, possessões demoníacas e o coisa ruim em pessoa.

O primeiro a aportar nos cinemas é The Rite, baseado no livro homônimo de Matt Baglio, jornalista que conviveu durante um tempo com padres exorcistas, entre eles Gary Thomas, que trabalhava na Califórnia quando pediram que fosse fazer um curso de exorcismo em Roma. No curso, Thomas aprendeu a distinguir uma possessão verdadeira de uma doença mental e acompanhou mais de 80 expulsões do demônio, ao lado de um padre veterano.

Na adaptação, Colin O’Donoghue interpreta Michael Novak, um seminarista cético que é mandado para estudar exorcismos no Vaticano. Em Roma, conhece o Padre Lucas (Anthony Hopkins), um religioso especializado no assunto cujos métodos pouco tradicionais coloca o jovem em contato com o lado mais obscuro de sua fé. Assista ao trailer abaixo:

A brasileira Alice Braga faz o papel de uma jornalista investigativa – personagem que não havia no livro. Ciaran Hinds, Rutger Hauer e Franco Nero também estão no elenco. A direção ficou a cargo do sueco Mikael Håfström (1408, Fora de Rumo).

Vamos torcer para que O Rito cumpra com as expectativas criadas no trailer, visto que o decepcionante Último Exorcismo não foi capaz. O filme chega às salas norte-americanas em 28 de janeiro de 2011. No Brasil, em 11 de fevereiro.