O galã Patrick Swayze que fez as adolescentes do mundo todo suspirar em filmes como Dirty Dancing e Ghost, faleceu nesta segunda-feira (14/09) em decorrência das complicações de um câncer de pâncreas, descoberto em fevereiro de 2008. Ele estava acompanhado da família e muito tranquilo, segundo sua assessora de imprensa, Annett Wolf.

Logo que foi diagnosticado com um tumor maligno, Swayze iniciou um tratamento de quimioterapia radical, passando por várias sessões nos últimos meses.  Alguns anos antes de ficar doente, Swayze havia se mudado com a mulher Lisa Niemi, com quem era casado desde 1975, para um rancho de cinco acres nas Montanhas de São Gabriel, próximas de Los Angeles, onde gostava de passar o tempo montando em cavalos. A prática o ajudava a se recuperar das pesadas sessões de quimioterapia.

Apesar de estar com a saúde debilitada, continuou trabalhando. Escreveu suas memórias em parceria com a mulher e gravou The Beast, série dramática em 13 episódios produzida pelo A&E. Mesmo com o sucesso da série, a emissora de TV preferiu não fazer uma segunda temporada.

Entre outros papéis marcantes no cinema, foi um surfista assaltante de bancos em Caçadores de Emoção, uma drag queen em  Para Wong Foo, Obrigado por Tudo, Julie Newmar e um guru da auto-ajuda em Donnie Darko. Em 1991, a revista People o elegeu o “Homem mais sexy do mundo”.

Fontes: Portal Terra e UOL Cinema