Lendas dos Anos 80

Quem foi criança ou adolescente nos anos de 1980 e não ouviu falar de nenhuma destas lendas que atire o primeiro comentário!

1. Boneco Satânico do Fofão: Diziam por aí que o simpático boneco tinha sido obra de um trabalho de magia negra e quem abrisse sua barriga encontraria uma faca negra. A história tomava contornos de realidade quando, apalpando a barriga você realmente sentia algo pontudo. Para piorar, a roupa do Fofão era idêntica a do brinquedo assassino Chucky. Imagine quantos bonecos não foram estripados. A “faca” era na verdade a coluna vertebral do boneco que o mantinha sentado.

2. Músicas da Xuxa com mensagens subliminares: Pessoas afirmavam categoricamente que se você ouvisse determinadas faixas do LP da Xuxa ao contrário mensagens ao diabo poderiam ser ouvidas. E assim milhares de baixinhos no Brasil estragaram os toca-discos dos pais girando o prato ao contrário tentando ouvir alguma coisa. Alguns juravam que ouviam.

3. Brincadeira do Copo:  A tábua de Ou-ija é um brinquedo muito comum nos Estados Unidos, uma tábua de madeira para a comunicação com os mortos. Então, todos os participantes colocavam os dedos em um disco com uma seta que indica letra por letra as mensagens do além. No Brasil, o jogo era improvisado com um copo de extrato de tomate (apesar de dizerem que deveria ser virgem) e uma cartolina com o alfabeto desenhado, além das palavras “sim” “não” e “adeus”. Já vi gente ficar presa na brincadeira por um espírito teimoso que se recusava a ir embora.

4. Balas Soft Mortais: Elas eram deliciosas, mas tinham um terrível efeito colateral: as crianças se engasgavam e morriam. Aparentemente, a fábrica da Soft criou um produto para chacinar centenas de crianças brasileiras por algum motivo não explicado. Uma verdadeira arma de destruição em massa. Talvez o medo dos pais imaginando um possível acidente tenha causado essa lenda trash oitentista.

5. Pirulito que dá câncer: Era um pirulito azul que coloria a língua. Não tinha gosto de nada, não era de sabor nenhum e ainda enchia sua boca de anilina. Se essa descrição já é suficiente para você achar a tal guloseima prejucial, ainda tinha um plus. O uso prolongado do doce causava um devastador câncer de língua e já vitimara crianças em todo o mundo. Uma metástase de sabor. Outra baboseira que ninguém sabe como ou porque começou.

6. Boneca assassina da Xuxa:  Mais um boato envolvendo a Rainha dos Baixinhos. A história de uma boneca da Xuxa que durante a madrugada, pegou uma faca e matou uma criança ganhou as páginas de jornais e revistas sensacionalistas. A apresentadora pode ter feito muitas coisas bizarras na vida, mas um pacto com o Demo é um pouco de exagero. O mais provável é que tenha sido um hoax evangélico criado por algum pastor maluco por atenção, fiéis e, naturalmente, dinheiro.

7. Piscina de bolas coloridas cheia de serpentes: Essa é de matar de medo qualquer pequeno Indiana Jones. A história diz que em uma piscina de bolas do McDonalds em um Shopping, várias crianças haviam sido mordidas por cobras que entraram e se esconderam dentro do brinquedo, fazendo um ninho. Anos depois, essa lenda voltou a correr o mundo com ajuda da internet.

8. Balas com cocaína ou LSD: Alguns vendedores de balas em porta de escola colocavam cocaína (ou LSD) nas balas para viciar os pimpolhos que sempre voltavam para querer mais guloseimas. Como se fosse necessário. Este método, além de criar filas intermináveis de crianças trincadas, deveria transformar a hora do recreio em uma verdadeira panela de pressão comparável a um pátio de presídio.