Aconteceu de 24 a 27 de julho, na Califórnia, a San Diego International Comic-Con, a convenção mais importante da cultura pop dos Estados Unidos, e quiçá, do mundo. Famosa pela participação ativa dos visitantes e pelos painéis com a presença de grandes nomes da indústria de entretenimento, a feira apresentou em primeira mão muitas novidades para os fãs de quadrinhos, filmes, seriados e games. Confira abaixo os principais destaques:

Comic-Con 2014

Os Filmes

O aclamado diretor Christopher Nolan foi a principal atração do primeiro dia. Ele veio ao evento acompanhado do oscarizado Matthew McConaughey (Clube e Compras Dallas) para apresentar seu novo trabalho: Interestelar. O trailer exibido não tinha novas cenas, mas muitos depoimentos de astronautas famosos rasgando seda para o conceito realístico da produção e as novidades técnicas, que prometem efeitos visuais revolucionários tão impactantes quanto os usados em Gravidade. Quem também marcou presença foi o bombado Dwayne “The Rock” Johnson que esteve em San Diego para divulgar o novo Hércules e soltar a notícia bombástica que vai interpretar Shazam na telona.

Muitas produções novas foram anunciadas durante a feira. Entre elas, as adaptações dos games Last of Us, Warcraft e Hitman 47. O primeiro, ainda em estágio de pré-produção, limitou-se a comentar a fidelidade do roteiro e anunciar a possível contratação de Maisie Williams (a Ayra Stark de Game of Thrones) como uma das protagonistas. Já a equipe de Warcraft, além de levar as armas dos personagens para uma exposição, exibiu também um curto teaser que deixou os fãs do jogo salivando. O vídeo prova que o visual fantástico do game será respeitado, ao mostrar o rei interpretado por Dominic Cooper (Need For Speed – O Filme) cavalgando uma águia enquanto duela com um guerreiro orc. Pixels (aventura sci-fi estrelada por Adam Sandler e o anão Peter Dinklage), Tusk (a primeira fita de horror de Kevin Smith), Jurassic World (novo longa da franquia Jurassic Park) e o anúncio de um novo filme sobre King Kong chamado Skull Island foram outros destaques.

Entre as principais apresentações na Sala H, a maior da San Diego Convention Center, com capacidade para 6.500 pessoas, a “disputa” ficou entre Marvel (Disney) e DC (Warner) que trouxeram as produções mais aguardadas pelos fãs. A Warner Bros. usou um super telão para apresentar os trailers de Mad Max: Fury Road, a continuação da franquia oitentista, O Destino de Júpiter, novo filme dos irmãos Wachowsky (Matrix) e uma pequena prévia de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, com presença do diretor Peter Jackson e parte do elenco. Mas a plateia veio mesmo ao delírio com o primeiro teaser de Batman V Superman: Dawn of Justice. Gritos de empolgação ecoaram por todos os lados quando o Batfleck apareceu na telona usando uma armadura de alto impacto encarando o kriptoniano de igual para igual. O diretor Zack Snyder subiu ao palco para comentar o vídeo e logo se juntaram a ele Ben Affleck, Henry Cavill (Superman) e Gal Gadot (Mulher-Maravilha) que entraram mudos e saíram calados.

A Marvel também veio disposta a fazer barulho. O presidente do estúdio, Kevin Feige, subiu ao palco da Sala H para dar as boas vindas e abrir alas para o diretor e elenco de Homem-Formiga, novo projeto que estreia em 2015. Apesar dos problemas que a produção vem passando, com evasão de muitos profissionais, um pequeno clipe (onde o herói comanda um exército de formigas) foi apresentado para animar a galera. Em seguida, foi a vez do elenco completo de Os Vingadores (exceto Scarlett Johansson, que está no último mês de gravidez) arrancar urros da multidão. Um a um, eles deram seus depoimentos e em seguida o primeiro vídeo de Os Vingadores 2 foi exibido sob muita ovação. Pra terminar com chave de ouro, Josh Brolin surpreendeu a plateia ao entrar no palco usando a Manopla do Infinito – objeto do universo Marvel que é uma luva com seis jóias capazes de conferir poder quase onipotente a quem as possui -, fazendo alusão ao vilanesco Thanos, personagem que vai interpretar em breve.

Comic Con 2014

As Séries de TV

Os paineis das séries de TVs não foram tão animados quanto os dos filmes. Salvam-se a apresentação do movimentado trailer da quinta temporada de The Walking Dead – com direito a um clipe-paródia onde Rick e Glenn já idosos jogam cartas e comem bacon feito de Carl – pelo criador da série, Robert Kirkman; e a notícia que Sam Raimi pretende transformar sua franquia A Morte do Demônio em um seriado para a TV. Guillermo Del Toro e seu The Strain também chamaram à atenção, com o público bastante curioso em relação a nova série de vampiros e os demais projetos do cineasta mexicano criador do Hellboy.

No painel de Hannibal, promovido pelo Canal NBC, os protagonistas Mads Mikkelsen e Hugh Dancy não puderam comparecer, ficando a cargo do diretor David Slade responder as perguntas do público e apresentar um vídeo com os erros de gravação da segunda temporada. Já Disney Channel trouxe a feira trechos do longa-metragem Star Wars Rebels, animação feita para a TV que faz a ligação entre Episódio III: A Vingança dos Sith e Episódio IV: Uma Nova Esperança.

A apresentação da quinta temporada de Game of Thrones foi a mais fraca de todas, com os produtores receosos evitando spoilers e pedindo a plateia que não fizesse perguntas deste tipo. George R. R. Martin, autor dos livros que inspirou o seriado, compareceu como sempre, e limitou-se a dizer que “a série é a série, os livros são os livros”, preparando os fãs da saga literária para alterações drásticas no programa. Sobre a principal polêmica da quarta temporada, a cena entre Jaime e Cersei, o produtor David Benioff não entra no mérito do estupro: “Acho que se as pessoas prestarem atenção na Bíblia, encontrarão tanto incesto lá quanto em Game of Thrones”, afirmou.

Trechos das novas temporadas de Supernatural, Sons of Anarchy, American Horror Story, Arrow e The Following, bem como os pilotos dos novos seriados Flash (o herói rapidinho da DC Comics), Constantine (personagem místico que já rendeu um filme no passado estrelado por Keanu Reeves) e Gotham (sobre a infância de Bruce Wayne/Batman) também foram exibidos durante a Comic Con.