25 Moments

A 20th Century Fox tem caprichado na campanha viral de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, lançando um site atrás do outro. Primeiro, foi o Trask Industries, “institucional” que mostrava a empresa criadora dos Sentinelas, depois veio o Bent Bullet, conspiracionista que acusava Magneto de desviar a bala que assassinou o presidente John Kennedy. Agora, o estúdio colocou no ar o 25 Moments, listagem (com fotos) dos momentos importantes da “História” que levaram ao futuro apocalíptico do longa.

O compêndio coloca os mutantes presentes em uma série de eventos verídicos, como a Crise dos Mísseis Cubanos (vista no desfecho de X-Men: Primeira Classe), os Jogos Olímpicos de 1977 (onde o velocista Mercúrio quebrou oito recordes), a queda do muro de Berlim e o nascimento de Colussus depois do acidente na usina de Chernobyl. Outros momentos, criados especialmente para a mitologia do filme, também são citados como a reconstrução da ponte Golden Gate com a ajuda de mutantes (destruída em X-Men 3: O Confronto Final), a instalação de um muro contra mutantes rebeldes na fronteira entre EUA e México e a criação de um colar inibidor de poderes.

Na foto acima, um Sentinela protege a Mansão Xavier, comprada pelas Indústrias Trask em 2010. A história do filme é baseado num famoso (e premiado) arco dos quadrinhos, escrito por Chris Claremont e desenhado por John Byrne no início da década de 1980. X-Men Dias de Um Futuro Esquecido estreia no Brasil em 22 de maio.