Crítica: Atividade Paranormal 3

Atividade Paranormal 3 Os frequentadores habituais deste site sabem (e eu não escondo) o quanto sou fã de Atividade Paranormal. Mas, nem por isso, pensem que estou sendo tendencioso ao afirmar que este aqui é o mais assustador de todos. Talvez a direção mais ágil da dupla Henry Joost e Ariel Schulman (do documentário sensação Catfish) seja a responsável, talvez o humor acrescentado ao roteiro (uma vez que o filme perdeu sua aura de “história real”) ou quem sabe por ter crianças como protagonistas, o fato é que Atividade Paranormal 3 é muito melhor que seus antecessores.

A trama, escrita por Christopher B. Landon (Atividade Paranormal 2), que já havia regressado no tempo em seu segundo capítulo, dá mais um salto temporal, desta vez a 1988, para acompanhar as atormentadas irmãs Katie (Chloe Csengery) e Kristi (Jessica Tyler Brown) ainda crianças, quando juntas mudam-se com os pais para uma nova casa. Não demora muito para que eventos sobrenaturais comecem a acontecer e o padrasto das crianças (Christopher Nicholas Smith), um cinegrafista profissional, decide espalhar câmeras pelo lugar para registrar o poltergeist.

Apesar de flertar com uma fórmula desgastada, Paranormal Activity 3 consegue criar um bom clima de suspense e prender a atenção, graças principalmente ao seu formato de “filmagem caseira”, que (ainda) faz o espectador ter a sensação de estar testemunhando fatos verídicos. Agora que o público já sabe que um demônio está à espreita, qualquer sombra escondida em um canto da tela pode ser sinal para saltos involuntários da cadeira.

As artimanhas da dupla Joost-Schulman para criar tensão e medo são tão bem elaboradas, que alguns descuidos técnicos e resoluções absurdas por parte do roteiro, são facilmente perdoadas. As talentosas protagonistas mirins também merecem crédito, sobretudo a pequena Jessica, que atua com naturalidade até mesmo nas cenas mais angustiantes.

Atividade Paranormal 3 teve uma estreia impressionante nos EUA (52 milhões de dólares, recorde para um filme de terror em todos os tempos), então, mais sustos estão garantidos para 2012. Mas é bom que a próxima continuação seja ambientada nos dias atuais – o paradeiro de Katie (Katie Featherston), que desapareceu no final do primeiro filme seria um bom gancho -, porque se a franquia continuar retornando no tempo, por mais criativos que sejam os diretores encarregados, será difícil engolir uma assombração vista através das ultrassonografias da mãe das garotas!

(4.5/5)
Atividade Paranormal 3 (Paranormal Activity 3)
Estados Unidos, 2011 – 84 min.
Direção: Henry Joost e Ariel Schulman. | Roteiro: Christopher B. Landon.
Elenco: Lauren Bittner,Chloe Csengery, Jessica Tyler Brown, Christopher Nicholas Smith.

  • FellipeKyle

    Pena que cortaram uma porrada de cenas, principalmente a do Bloody Mary com as garotinhas. =/

    • bom eu vi a cena do bloody mary acho que foi o seu cinema que cortou por que no que eu fui mosrta tudo

      melhor cena " Toby levantando a garota pelo cabelo"

      • Kitty

        Aqui passou a cena da Katie com o Jason (acho que é isso) fazendo o Bloody Mary, mas na verdade ocorre outro bloody mary, e aposto que eles vão lançar o dvd com cenas cortadas

    • Rafael

      a parte da blood mary aki eles falam tres vezes e os bagulhos dentro do quarto começam a ser arremeçados e a casa começa a tremer e tals

  • Eu amei o filme ! Também sou fã da franquia Atividade Paranormal tanto que fui pela 1ª vez em uma Estréia !
    O único problema, é que no cinema tiveram cenas ocultas/trocadas. Tipo a parte em que a garotinha joga a água no Tobby, e o cine não mostrou =T a Kristi faz o truque do espelho, não aparece também, Quando as 2 cantam o fantasma no espelho, eles modificaram essa cena [mas não ficou ruim ;D]
    No geral, acho que no 1º teve muito grito, o 2º muito suspense, pricipalmente com aquela porcaria de aspirador de piscina ! e o 3º é mais 'moderno' e mais ativo quanto aos acontecimentos. Resumindo: ótimo filme, assistir é obrigatório.
    PS: ótimo Blog, Parabéns.

  • Rômulo Brandão

    Estou doido para assistir esse filme. Pelo que dizem, ele é melhor que o 2 (que pra mim foi o mais fraco). Não estou esperançoso de que esse terceiro filme (quarto, contabilizando o que se passou em Tóquio) da franquia seja melhor do que o primeiro, mas vou checar. Valeu, Getro.

  • Parece ser mais entusiasmante… gostei do 2 e quando assisti pela primeira vez eu estava sozinho num laboratório de informática, o FDP do chefe viu pela rede o que eu tava assistindo e enquanto isso o sacana me jogou um balde de lixo na sala pertinho do fim do filme … HAHAHAHa imagine como eu me senti, esse filme é foda!

  • Marcos Vinicius

    pow eu vi o filme na estreia e sei muito bem que foi esse que eu vi, mas MUITAS cenas que tem nesse trailer e no outro que aparecem não aparecem no filme, por que isso ?

    • As vezes, o corte final é realizado após o trailer ser montado. Mas não sei se é o caso, visto que são muitos os trechos que não estão no filme.

    • raquel

      pow agora to com proguica de ir no cinema eu quero ter pelos menos aguma ideia do que vou ver!

  • marcio

    Fods mesmo foi ñ passar akelas cenas do trailer eu AXO q iriam fazer o pessoal deliarar ainda mais no filme,foram muitass cenas mesmo q deixaram pra tras tomara q saia uma versao estendida ou do diretor pra essas cenas entrarem,mas o q eu fkei curioso mesmo e saber o q a veia bruxa fez depois e mais sobre o culto q as veia estavao fazendo, enfim e so esperar ou pelo atividade 4 ou versao estendia pra sabe tudo . mas o filme e oteeeeeeemoooooooo

  • Lucas

    PORRAN, nenhuma cena desse trailer tá no filme. ahuahsuahsuhasus, mas mesmo assim o filme está perfeito! muitos muitos sustos! e o mais divertido é ouvir o grito da galera (e o meu tbm hshaha) no cinema.

  • Rômulo Brandão

    Com certeza, as cenas do trailer que não passaram no cinema vão ser utilizadas para versão em DVD. Estou aguardando ansioso para assistir esse filme.

  • itsAlexandre

    O final alternativo deve ser muito bom. Melhor que o da versão do cinema

  • A Paramount divulgou um vídeo que terminava com a seguinte frase: “Os 15 minutosfinais irão te assombrar pra sempre”.

    Getro, você que já viu o filme, esses ultimos 15 minutos são tão assustadores assim?

    • Eu usaria a palavra “bizarro” para definir estes minutos finais 😉

    • denis

      Eu tive que dormir com a luz acesa rss

  • Bruno

    Eu fiquei puto, pois nos traillers mostrou cenas super instigantes e no fato mesmo o filme terminou com muitas duvidas… Se você assistir o trailer oficial, você ve diversas cenas que não foram exibidas na telona, e só para concluir o trailer é o convite para te atrair as telonas, estou triste! rs

  • Thiago B. Videira

    Os dois primeiros são fantásticos, e esse terceiro destoa completamente, entra por uns caminhos completamente desnecessários e mais do que batidos. Eles perderam o que tinham de melhor nessa franquia, a simplicidade, que era justamente o que deixava o filme apavorante, no melhor dos sentidos.

  • Alecsander Alves

    "Ela é como Carol Anne !", kkkk

  • euzinha

    to p da vida! quero o filme na íntegra!!!!! cortaram tudo o trailer!

  • Adriana

    Decepcionante…
    Nenhuma das cenas que mostra no trailer está no filme!
    Perdeu muito a essência dos anteriores. Temina um filme cheio de dúvidas e sem a devida explicação que está mostrando nos trailers…
    Realmente não gostei… Espera mais…

  • The Rich

    Se tivesse essas cenas do trailer o filme seria muito melhor…iria explicar como a mãe das meninas morreu, como era a forma do toby…o padre ou sei la oq era iria dizer muita coisa, mas o filme foi bom mas com essas cenas seria o melhor filme de terror do ano com certeza.

  • Eduardo Aragão

    O filme está aparentando ser muito bom. Mas, ele se contradisse. Nas outras sequências eram só as meninas que sentiam e viam coisas paranormais. Já nessa sequência os pais, claramente, acreditariam no que elas diziam. hahaha

  • Wagner

    Agradar o povo é foda! Tem gente que reclama porque os trailers mostram tudo, quando um filme resolve inovar, e incluir cenas no trailer que nao estão no filme, o povo reclama!

    • euzinha

      mas tiraram muitas cenas!

    • denis

      Isso mesmo.
      GENTE OK NAO COLOCARAM AS CENAS DO TRAILER NO FILME, MAS O FILME CONTINUA SENDO BOM

  • Ramon

    parece ser bom!

  • Rovani

    Eles deveriam contar a história da Avó das meninas, pensei que ia focar nisso na 3ª sequencia do filme.

  • Devan Norato

    É BOM QUE SEJA MESMO, PQ O 2 É UMA BOSTA…

  • Nara

    eu assisti no cinema e não vi nem metade das cenas mais interessantes que o trailer mostra ¬¬

  • nem tive coragem de ver o Trailer :/

  • ian

    po cortaram a cena da casa pegando fogo,sacanagem!!!!

  • Na verdade se ver bem cortou quase todas as cenas que estão nos trailers e clips, achei isso acho pra caramba!

  • raquel

    nossa agora to sem vontade de ver o filme pq ta todo mundo dizendo que o video nao tem nada a ver com o filme ja to imaginando a merda que vai sair!!!!!

  • Valquiria

    Acabei de chegar do cinema e muito decepcionada, pois como já disseram as melhores cenas do trailer foram cortadas, infelizmente acabaram com o filme.(acho que o diretor do filme foi dominado)rsrs…
    O 1º e o 2º foram ótimos mais o 3º não indico pra ninguém.

    • amanda

      acabei de assistir e é pessimo.não tem nenhuma cena do triller.só aquele negócio de será que foi um fantasma.sem lá fica tudo muito no ar e quando parecia começar os sustos o filme acaba.

  • Patrícia Gomes

    As cenas dos trailers não passam no filme propositalmente! Foi uma proposta diferente dos diretores do filme. E sim, vale muito a pena ver o filme! A D O R E I !!! Tensão, sustos e gritos de tirar o folego que é a proposta principal do filme. Certamente pode-se esperar o 4!

  • Vinicius

    Não tem nenhuma cena do trailer no filme .. n cheguei a ver o trailer antes de ver o filme .. se eu tivesse visto o trailer antes iria ficar decepcionado.. mas o filme é bom ..

  • Claytao

    Sou telespectador assíduo da franquia ATIVIDADE PARANORMAL, porém me senti lesado ao acompanhar a 3ª sequência no cinema, não que o filme é ruim, ele é ótimo! o mais aguniante que os 2 primeiros só que se vc paga pra ver um filme quer ver ele por inteiro e não com cenas cortadas, pois oque o trailler mostra é oque vc não irá ver nas telonas….mas enfim agora aguardar o DVD com essas cenas e que venha logo 2012 pois com certeza o 4º filme vai sair!!!

  • Naaah

    Acabei de chegar do cinema, realmente tem muitos sustos,porém metade das cenas que aparecem no trailer,não foram pra tela do cinema,como por exemplo: a cena da meninas falando Bloody Mary,o incêndio,a mãe das meninas sendo jogada na cama,a batida no espelho,o consultor demonologo,etc… Achei que podia ser pelo fato que peguei uma sessão cedo, e assim poderia ser pela classificação e a hora também. Será que o AP3 também terá final alternativo no DVD como os outros?Ou até mesmo podem colocar as cenas excluídas do cinema no DVD.

  • Whipslon

    Achei ótimo!!! Sempre o trailer dá uma palhinha do filme. É claro que poderiam ter botado a cena do incêndio pq faria sentindo com os outros 2!!! Mas mesmo assim, para mim é o mais assustador de toda a série!!! Os sustos você nem espera!!! E o final foi massa!!! Recomendo e com certeza tem que ter o 4º!!!

  • Sou fã do primeiro filme, ainda quando alvo de críticas, pelo baixo orçamento e pelo surpreendente sucesso que fez depois de 3 anos (foi produzido em 2007 e lançado nos cinemas em 2010).
    Ao término do 3º filme, a única sensação que tive foi de decepção. E não falo pelo roteiro (que achei ruim, mal planejado e que deixou a desejar), e nem pelas cenas clássicas que ainda insistem em aparecer (e que já não causam tanto espanto como no primeiro filme). Mas, são ingredientes fundamentais na trama. 3 pontos que me chamaram a atenção:

    1º ~> O filme veio como suposto "desfecho" da história (suposto porque agora acredito que existirá o 4º filme). Porém, não explicou nada! A tentativa de deixar em "aberto" para uma possivel sequência afundou o enredo. O público fã da franquia aguardava que fatos seriam explicados, como o momento em que a avó de Katie e Kristi invoca o espírito que aparece nos demais filmes.

    2º ~> Surgiu um trailer dizendo que os últimos 15 minutos assombrariam sua vida para sempre. Sério, propaganda enganosa é crime. Frase clichê, mas expressa bem a frustração que tive ao assistir e aguardar o filme todo para uma tomada fraca e sem tensão alguma.

    3º ~> Que diabos deu nos produtores? O segundo trailer contem 90% de cenas que não aparecem no filme. Me pergunto o motivo disso. Qual o intuito? Virá um DVD bônus com as várias cenas deletadas? Ao assistir o trailer, parecia estar vendo outro filme.

    Enfim, é minha opinião. Amo a franquia, e que o 4º supere esse furo que o 3º filme abriu na história.

    • Ruben

      Fabricio estou de acordo, acerca do Trailer que não apareceram muitas cenas dele no filme, mas como sabemos o Trailer já foi feito a algum tempo, e acerto de guião acontecem em muitos filmes, eles acharam melhor tirar essas cenas e deu isso, não que tenha tirado emoção ao filme , não, eu assisti e no final do filme pensei no Trailer , mas mesmo assim foi o meu filme predilecto….

  • Lucas

    Adoreeeeei o filme, mas achei um erro fatal.
    No filme 1, a Katie conversa com aquele cara que ela chamo pra tenta resolve o caso do espirito, e ela disse que na infância dela houve um incendio, mas ninguem se feriu ou morreu.
    E agora que passo a infancia, adivinha? Nenhum incendio, somente na versão 2 que está correta, mas a versão 1 que foi pro cinema.
    Os pais ja morreram e não houve incendio.
    Acho que isso foi um erro grave.

    • Klesley

      tem um motiivo para elas nao se lembrarem dos acontecimentos do final do 3. na minha opniao, a avo das meninas fez algo que as fez esquecer daquilo, e acreditarem q a casa pegou fogo. com certeza o filme ficaria melhor com as cenas do trailer, mas nao deixou de ser epico, para mim é o melhor de todos!!!!!!

  • assisti o filme na rpé-estréia na estréia no sábado e no domingo.. amei amei amei, o melhor dos 3 :} (dos 4, pq tem o em Tókio tbm). Mais só uma coisa que eu percebi, no 1 filme, a Katie fala pro Paranormal que foi a "casa dela" que pegou fogo, mais foi a da sua avó. :/

  • ItsMeGigio

    Bem, nunca havia visto filme algum da franquia, até hoje… Ao contrário do que alguns acharam, eu não me decepcionei com o filme. Não tinha visto trailer algum, nem os outros filmes, como eu já mencionei. Mas uma coisa que, ao menos para mim, deixou a desejar, foi no desenvolver do filme…

    Não dava para entender nada, em boas partes. Por exemplo, a cena na qual o fantasma aparece na cozinha com a babá lá. No giro 1 da câmera, eu havia visto o fantasma na sala, achei que fosse uma das crianças, e então veio à cozinha e desmanchou no chão, sem mais explicações. E depois, a hora em que essa mesma babá sobe para checar as crianças e leva um "sopro" na cara (no filme, eles satirizam "blow" de blowjob).

    Outra parte que meio que desfocou o filme, e que fez todo o cinema rir (devido ao meu comentário, que eu falei digamos, um pouco alto demais), foi a parte em que uma das garotas dormia calmamente, e então algo sobe sobre o seu lençol e fica ereto. Nesta parte eu sem querer gritei "É a Ariadna!", o que fez todo o cinema rir >_>'

    Enfim… Outra coisa que percebi, é que o filme (ao menos este) não baseia-se no medo, mas sim no susto. Neste filme, eu só levei sustos, exceto no final quando eles se mudam para a casa da sogra de Dennis. Ali, eu senti muito medo… A silhueta de mulher na janela, aquelas velhas de preto perseguindo o cara, a mulher dele flutuando na escada, a filha dele possuída e no final, o que mais deu medo: ele rastejando e a sogra olha pra ele, então a coluna dele quebra.

    Cara, esse final me meteu medo. Mas enfim… Vou alugar, ou baixar da internet, os outros 2 filmes. Mas eu, particularmente, gostei muito deste!

  • Vitor

    Alguém aqui já leu sobre Teorias de comunicação? Achei horrível o terceiro. Podem melhorar a forma (no segundo tem mais cämeras, cachorro, bebê; no terceiro, duas menininhas brancas com cabelo preto típico esteriótipo de menina do mal ''Samara''), mas o conteúdo, gente, é o mesmo. Continuem gastando o dinheiro de vocês, pois enquanto haver público, os produtore$ vão continuar criando Atividade Paranormal 4,5….Ou, uma melhor idéia, para quem não percebeu, que EM TODOS OS TRAILERS, ELES NUNCA USAM TODAS AS CENAS, para quando lançar em DVD ser ''EDIÇÃO ESTENDIDA''? Pois bem, esperem lançar o DVD, caso seja tão irresistível o previsível.

    • discordo de uma coisa Vitor. O conteúdo não é o mesmo. Tenho que defender o primeiro filme.

      Eu assisti o primeiro. Foi bom, FOI MUITO BOM. Ele foi assustador justamente por sem simples, não ter história complica, por poder acontecer com qualquer um. Esse era o elemento que mais assustava, o fato de poder acontecer com qualquer pessoa. Você sai do cinema bem receoso com qualquer barulho dentro de casa.

      Dai veio o segundo e cagaram. Explicaram que foi uma ancestral que fez mandinga com um demônio… e depois o cunhado que fez mandinga pra salvar o filho.
      Pra que???? Não precisa explicar. A parte mais fascinante é o mistério, é não ter algum fator especifico para aquilo estar acontecendo.
      Não foi o mesmo conteúdo, foi a mesma abordagem. Só! Mas era mais baseado em susto do que em um clima de medo.

      E o terceiro foi cópia do conteúdo do segundo. Não fez sentido com o que acontece nos outros dois filmes, não foi assustador (tive que pegar dois dias pra conseguir ver pois dormi de tédio no meio)…..apenas tinha mais vozes agudas e uma coisa muito fofa que é uma criança chamando um demônio de Toby ♥
      Mas foi muito Bléé

      Poxa a cena mais assustadora do primeiro filme é meramente o sorriso da Katie quando o Micah esquece a camera em cima da cama. Sem efeitos especiais nem nada…apenas um sorriso sutil que faz um gelo subir e descer na espinha.

      Os outros tiveram que criar todo um cenário caótico com vários elementos pra poderem ter uma cena quase tão assustadora quando o sorriso da Katie.

  • chay

    várias cenas foram editadas, várias cenas que vi nos trailers não apareceu no filme no cinema, a parte em q um espírita vai até a casa do casal não aparece tbm, a parte em que a Kristi sobe no parapeito do quarto delas e se atira não aparece, e a cena que a mãe das meninas assiste as fitas foi editado tbm, e a parte que eles contam da casa pegando fogo tbm foi editado!

    Espero que quando sair o DVD do filme que estas cenas estejam lá!

    Mas com toda certeza as cenas mais assustadoras são as últimas, da mãe das meninas levitando, e quando a avó quebra a coluna e mata o pai das meninas!
    o filme é bom!!!!

  • Também achei o mais assustador. Algumas cenas que aparcem no trailer não aparecem no filme, mas mesmo assim, achei o 3º filme o mais assustador. Sou fã desse filme.

  • luis fernando mendes

    Com certeza o mais asustador de todos os tres!

    spoilers.

    Aquela cena das bruxas no final é de arrepiar todos os fios do cabelo!

  • Carol

    ODIEI, filme sem nexo, mal explicado, uma hora só de filmagens pra terminar em um monte de duvidasa sem explicacao unica. Putz perdi meu dia.

  • Não gostei muito pois cortaram as melhores cenas,por exemplo:a parte em que Katie e Kristi estão em frente ao espelho falando Bloody Mary,A parte em que a Kristi joga água no Tobby outras espero que apareça no DVD.

  • Ana Maria

    O 3 é um lixo como os outros.

  • O trailer é melhor do que o filme inteiro, sem contar que não passou nenhuma destas cenas.

  • Max

    achei mt foda o filme vir os 3 filme no cinema na estreia !mas ser a q a historia acabou ?tem cena q nao aparecer no filme sera pq ?

  • Pow, achei esse filme um lixo, muito fraco, não existe terror, nem suspense e os sustos foram demasiadamente previsíveis…Fraquíssimo…

  • Stephanie Torres

    Tira uma duvida … No EUA essas partes do filme também foram cortadas? Se não foram tem como baixar na rede … Ou essas cenas vão passar só no DVD ?
    Gostei do filme , mas com essas cenas que ficaram ocultas ia sem mil vezes melhor , até em assistir o Trailer dá um certo medo … Gosto muito de filmes de Terror , sera que vai sair o 4 ? Muitas duvidas rolam !

    • A versão exibida no Brasil é a mesma dos EUA.

      Bem provável que o DVD/Blu-ray traga as cenas excluídas. Pode esperar que PA4 estreia no ano que vem!

  • gui

    Nao Vi essas cenas! o.O
    vo esperar lançar em dvd se aparec!
    Olhei metade do filme só!
    (Minha guria Passo Mal no Filme)
    U.u

  • fabiana

    nao gostei muito nao, o primeiro pulava do sofa , fiquei uma semana pra voltar a dormir, ainda mais com a cena que o inimigo pega ela pelos pes e sai puxando e tbem o talco no chao e as pegadas, o 2 foi sem graça nao tive tanto medo e ja o terceiro faltou mais cenas, e ainda prefiro o primeiro mil vezes…

  • andre_f_f

    Eu só vi um pedaço de um trailer, uma cena da bloody mary em que ela aparece após a saída das meninas. Cena bacana, podia estar no filme e tal, mas não entendo pq tanta reclamação.

    Ao contrário, acho compreensível pq tanta cena estaria no trailer e não no filme. Primeiro, pq pelo estilo do filme vale a surpresa. Geralmente vc sente que vai acontecer algo, mas não sabe "o quê". Segundo, pq pela ideia de filmagens caseiras, pode-se tomar os trailers como outras "gravações", além daquelas que nos mostraram no cinema.

    isso só não funcionaria se nos trailers apareceram as mesmas cenas, com resoluções diferentes.

  • nanachan290

    Será que eu sou a única cansada dessa família? O título Atividade Paranormal pode ser aplicado a qualquer atividade paranormal, acho que já está na hora de mudar de história, só ficam nessa família do capeta. Eu queria ter de novo aquela sensação de medo do escuro que o primeiro filme deu, de pensar que isso poderia acontecer. Mostrar outras histórias, outras famílias assustadas com outros tipos de assombrações. Ficam explorando o mesmo caso, desgasta.
    Enfim, não gostei tanto quanto o primeiro.

  • alex souza

    é to loco pra ver esse terceiro filme da franquia,todo são bons principalmente o primeiro e o de toquio,mas esse espero tmar mais sustos………………………………………………………esses filmes eram pra ser considerados os melhores de filmes de terror de todos os tempos..

  • Raí Felipe

    No terceiro filme, fica claro que existe algo anterior as próprias garotas, então provavelmente o 4° será contando como surgiu toda a maldição (Provavelmente vai ter relação com a avó das garotas, só nao sei como isso vai ser filmado.)Lembrando que o paradeiro da Kate, que sumiu no primeiro filme, foi a casa da irmã que apareceu no segunto thriller.

    Para mim ficará interessante, mostrar como esse espirito entrou para assombrar essa familia, espero Atividade Paranormal 4 anciosamente!

  • Ana Paula

    Será que eu sou a única que não consigo me assustar com essa franquia? Nenhum dos filmes nunca me assustou, sei lá…