Não é piada: Sunspring foi escrito por um robô. A ideia partiu de Ross Goodwin, pesquisador da Universidade de Nova York, que alimentou uma inteligência artificial com centenas de roteiros de filmes e pediu a máquina – que atende pelo nome de Benjamin – para criar algo original a partir dali. O resultado foi esse curta sci-fi ambientado num futuro distante onde as pessoas não sabem muito das coisas – “I don’t know” é uma das frases mais ditas durante o vídeo:

Benjamin é um programa parecido com aqueles usados para reconhecer textos e interpretá-los – uma versão melhorada e mais inteligente da Siri do iOS. Com o roteiro pronto, o curta foi realizado em apenas 48 horas como parte do Festival Sci-Fi London 48 Hours Film Challenge. A trama mistura romance e assassinato ao mostrar personagens envolvidos num possível triângulo amoroso numa estação espacial. Thomas Middleditch (da série Silicon Valley) é o protagonista.

Apesar de ter sido selecionado entre os dez finalistas, Sunspring não venceu o festival. Após Benjamin usar scripts e bots para impulsionar seu curta durante a votação online, fazendo-o liderar a competição, o concurso foi “cancelado por fraudes virtuais e humanas”.

Robozinho safado esse!