A agência espacial norte-americana realizou uma conferência onde alguns filmes de ficção recentes foram analisados do ponto de vista científico e a produção apocalíptica 2012, que retrata o fim do mundo e mostra a destruição de monumentos como o Cristo Redentor, foi escolhida como a mais absurda cientificamente.

A NASA e a Science & Entertainment Exchange, um grupo de físicos que faz campanha por produções cientificamente mais autênticas, criou uma lista com filmes onde a ciência não é respeitada. O grupo é apoiado pelo ator Dustin Hoffman, que antes da fama trabalhava como químico em uma fábrica de café.

A lista traz títulos como O Sexto Dia (2000), onde uma pessoa é completamente clonada (com detalhes de fala e tudo mais) em poucas horas, Volcano – A Fúria (1997), que retrata um vulcão que aparece de repente em Los Angeles, Armageddon (1998), onde um grupo de perfuradores de petróleo vão colocar uma bomba nuclear dentro de um meteoro em rota de colisão com a Terra e a lista continua.

Antes desta reunião o filme mais absurdo cientificamente era O Núcleo – Missão ao Centro da Terra (2003). Nele um grupo de cientistas precisa ir ao centro do planeta para reativa-lo. Donald Yeomans, que trabalha na NASA, foi convidado a participar como consultor na produção deste filme, mas desistiu assim que leu o roteiro.

Um dos motivos de tanta preocupação por parte da agência espacial vem da resposta do público ao filme 2012. Atualmente existem muitas pessoas com medo do “fim do mundo” no próximo ano por causa do calendário Maia, que termina em 21 de dezembro de 2012. O filme dirigido pelo alemão Roland Emmerich ajudou a espalhar o pânico e a NASA teve que criar um site especial para desmentir os boatos de que a existência terrestre estaria próxima do fim, pelo menos da maneira que foi apresentada no longa.

Em contrapartida, os especialistas também listaram as ficções científicas mais verossímeis, para mostrar que existem bons exemplos de uso da ciência por Hollywood. Blade Runner – O Caçador de Andróides (1984), Gattaca – Experiência Genética (1997) e Contato (1994) com Jodie Foster foram apontados como um caminho a ser seguido pelos estúdios.

Fontes: Worst Previews | Pipoca de Bits