Aconteceu de 4 a 7 de dezembro no Expo São Paulo, antigo Salão de Exposições da Imigrantes, a primeira Comic Con Experience, evento promovido pelo site Omelete inspirado na famosa feira norte-americana de cultura pop. No gigantesco espaço de 40 mil metros quadrados, cerca de 70 expositores montaram stands de alto nível para recepcionar o público de quase 90 mil pessoas que compareceram ao local nos quatro dias de CCXP.

O evento tinha atrações de encher os olhos que não ficaram devendo ao original gringo. Os principais estúdios de Hollywood e players do mercado de entretenimento compareceram em peso, assim como editoras, revendedores de action figures, canais de TV, livrarias, empresas de tecnologia, telecomunicação e produtoras. Durante a feira, rolaram vários workshops, palestras, shows e, claro, os famosos painéis que são a “marca registrada” das CCons, onde são anunciados lançamentos de filmes, exibição de trailers em primeira mão, pilotos de séries e acontecem bate-papos descontraídos com personalidades nacionais e internacionais.

O leque de convidados da CCXP era bem variado. O cast era compostos desde web-celebridades como o pessoal do Porta dos Fundos, passando por quadrinistas famosos – Scott Snyder, Mauricio de Souza – até atores consagrados, como Sean Astin (o Sam de O Senhor dos Anéis), Jason Momoa (o Karl Drogo de Game of Thrones) e Edgar Vivar (O Senhor Barriga do seriado Chaves), o primeiro a se apresentar para a plateia de 2000 pessoas do auditório “Thunder”, que veio assistir uma emocionante homenagem a Roberto Gomez Bolaños, falecido na última semana.

Nos painéis dos estúdios, muita coisa legal pode ser vista. A Paramount exibiu o trailer do novo Exterminador do Futuro: Gênesis, a 20th Century Fox soltou uma prévia exclusiva de Kingsman: Serviço Secreto, a Disney apresentou os personagens de Divertida Mente, nova animação da Pixar e promoveu também a pre-estreia de Operação Big Hero 6, num dos dias mais movimentados do evento. Outra avant première que deu o que falar foi a de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, com a presença do ator Richard Armitage (o anão Thorin), cortesia da Warner Bros. A Netflix também estava por lá e presenteou o público com o primeiro episódio completo (e presença do elenco) de Marco Polo, sua nova série. Algumas dessas apresentações foram feitas em um telão 4K com som 7.1 de altíssima qualidade, que levava o público a loucura toda vez que uma atração era anunciada.

A movimentação financeira da CCXP foi outro ponto alto. Enormes filas se formaram nas entradas das lojas onde produtos licenciados e oficiais – livros, action-figures, quadrinhos, blu-rays e todo tipo de colecionável – estavam sendo comercializados. Segundo os realizadores, esta é uma maneira de fomentar o mercado, beneficiar artistas, empresas e o próprio meio. Para quem tinha grana sobrando, a feira proporcionou também um Meet & Greet com os artistas convidados, onde era possível tirar fotos e obter autógrafos mediante pagamento.

Nos corredores da Expo SP, os cosplays eram a grande atração. Fanáticos por games, séries, animes, mangás e filmes desfilavam vestindo os trajes de seus personagens favoritos. Stormtroppers, homens-aranhas, coringas, arlequinas, wolverines, mulheres-maravilhas e uma infinidade de super-heróis (e supervilões) circulavam atraindo a atração dos curiosos que a todo instante solicitavam fotografias. De olho neste filão, a CCXP promoveu também um concurso de melhor fantasia para premiar esta turma de loucos.

Apesar de alguns contratempos, sobretudo no sábado, o dia mais concorrido do evento, a feira foi um grande sucesso, se tornando um marco para a indústria de entretenimento no Brasil. Ano que vem tem mais, os produtores já anunciaram que a próxima Comic Con Experience acontecerá de 3 a 6 dezembro de 2015. Anote em seu calendário!