Parte da minha infância e pré-adolescência, nos longícuos – pero no mucho – anos 1980, passei consumindo histórias em quadrinhos de superherois. As revistas não só incentivavam a minha leitura mas também alimentavam minha imaginação. Sendo assim, Os Vingadores é meio que um sonho de fã realizado. Se a crítica soar tendenciosa, coisa que ela não é, releve (um pouco). E fiquem tranquilos que não há aqui descrições detalhadas de cenas nem spoilers estraga-prazeres.

Na trama, Loki (Tom Hiddleston), o irmão adotivo de Thor, chega à Terra com o intuito de dominá-la com o poder do Tesseract (também conhecido como Cubo Cósmico). Aliado aos alienígenas de outra dimensão, o vilão planeja abrir um portal para que a Terra seja invadida e ele possa governar o planeta. Para combater o sujeito, Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da SHIELD (agência internacional de contra-espionagem) reune “os herois mais poderosos do planeta”: o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), um gênio milionário; Thor (Chris Hemsworth), um deus de Asgard; Capitão América (Chris Evans), um soldado da Segunda Guerra Mundial e Bruce Banner (Mark Ruffalo), um cientista brilhante que não pode ficar nervoso.

Até esta convocação, onde também são apresentados o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), a Viúva Negra (Scarlett Johansson) e os demais membros da equipe de Fury, o prólogo se arrasta um pouco, em virtude da necessidade de firmar a trama e introduzir os personagens para os não-iniciados. A partir daí, o longa ganha ritmo e força (literalmente), com os heróis se estranhando em combates tanto verbais quanto físicos. Um trágico acontecimento e o ataque brutal ao porta-aviões da SHIELD são a motivação que a equipe precisa para tornar-se coesa.

Fiel as HQs do grupo – criado por Stan Lee e Jack Kirby -, sobretudo as histórias publicadas na década de 1960 (anos 1970 e 80, no Brasil), Joss Whedon conduz seu filme como um maestro, movimentando sua batuta com precisão. O diretor/roteirista demonstra que é possível fazer entretenimento de primeira mesmo seguindo a fórmula tradicional dos blockbusters – orçamento folgado, astros famosos, cenários grandiosos, ação desenfreada e muitos efeitos visuais.

Graças ao seu talento, Os Vingadores mantém o nível da narrativa dramática sempre elevado, apostando no humor (tiradas cômicas e autoparódias ditam o longa) para cativar o público. Então, prepare-se para diálogos afiados e piadinhas sarcásticas (principalmente por conta de Downey Jr.), que, não apenas aliviam a tensão, mas divertem bem mais que algumas comédias recentes.

Acostumado a lidar com grandes elencos e controlar egos, outra preocupação de Whedon foi criar condições para que nenhum personagem fosse subaproveitado – ao contrário do que dava a entender algumas declarações de Jeremy Renner e Scarlett Johansson ainda quando o filme ainda estava sendo rodado. Todos os heróis têm sua importância na história, permitindo que o espectador se identifique.

Avengers é o resultado de um caminho muito bem pavimentado pela Marvel, desde que assumiu a produção de seus próprios filmes em 2008. Sem ter mais os direitos sobre os personagens-top da editora, como Homem-Aranha (Sony), Quarteto Fantástico e X-Men (Fox), o estúdio resolveu investir na adaptação de histórias individuais de cada um dos integrantes da superequipe. Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Thor, Capitão América, cada um destes longas-metragens ajudou na construção da mitologia do grupo.

Mas fique tranquilo se você não tem intimidade com a Marvel, seja nos quadrinhos ou no cinema. Este detalhe não vai lhe impedir de se divertir. Whedon, apesar de atento aos pormenores que fazem a alegria dos fãs de gibis, preparou um filme para o grande público. E que filme! Os Vingadores é empolgante do princípio ao fim (e na cena pós-creditos!), que em momento algum menospreza a inteligência do espectador e corresponde a toda expectativa gerada. Sem dúvida, um dos melhores filmes de super-herois já realizado.

(4/5)
Os Vingadores (The Avengers)
Estados Unidos, 2012- 142 min.
Direção e Roteiro: Joss Whedon.
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson.