“Desaparecidos”: Brasil adere a mania dos falsos-documentários

Já não era em tempo do Brasil aderir a moda dos mockumentaries. Desaparecidos, dirigido por David Schurmann (O Mundo em Duas Voltas) e estrelado por atores desconhecidos, é o primeiro longa brazuca de suspense/horror com ambição de espelhar fenômenos de público como A Bruxa de Blair, Cloverfield e Atividade Paranormal.

A idéia para o filme surgiu durante o Producer’s Network do Festival de Cannes de 2010, onde Schurmann participou de um bate-papo sobre o mercado transmídia. Empolgado, o cineasta e sua equipe desenvolveram um projeto com foco no público jovem (entre 14 e 18 anos), e que começou a tomar corpo há um ano, quando perfis de 15 personagens fictícios foram montados no Facebook. Não demorou muito para que cada um deles tivesse cerca de 500 amigos. Uma equipe cuidava e atualizava os perfis com postagens constantes.

No final de agosto, um desses personagens convidou seus amigos virtuais para a festa “Luz, Câmera, Party”, que seria realizada em outubro, em Ilhabela, no litoral paulista. Como centenas de pessoas responderam ao convite, o personagem explicou que precisaria fazer uma seleção, e que os escolhidos receberiam em casa uma câmera de vídeo leve, no formato de um tablet, que deveria ser usada pelos convidados o tempo todo, pendurada no pescoço por um cordão.

Tudo isso, é claro, era fantasia. Apenas os personagens fictícios postaram mensagens no Facebook confirmando que receberam o convite – e assim estava armado o cenário virtual para Desaparecidos. O filme mostra o que aconteceu com seis desses jovens convidados, que desapareceram durante a festa, com imagens tomadas “por eles mesmos”, com a tal câmera-convite.

O nível de amadorismo dos atores é perceptível no trailer, mas o filme tem lá o seu clima de tensão. Confira:

Desaparecidos foi rodado com um baixíssimo orçamento de 55 mil reais, com direção de fotografia do canadense Todd Southgate, especializado em tomadas dentro de florestas. Posteriormente, foi feito todo um trabalho para “sujar” a imagem com interferências digitais e uma cuidadosa edição de som, para atingir a atmosfera de horror pretendida.

A estreia nacional está marcada para 9 de dezembro.

Fonte: Filme B

  • Welter

    Fiquei curioso! Tomara que passe aqui em Fortaleza…

    • Urizzi

      Quase certo q passe nas capitais de todo o Brasil, Welter!

  • Gbnausdhu

    Foi gravado aqui onde eu moro, Ilhabela (:

  • gui

    poxa pena q ideia nao e nem um pouco original …

  • cris

    Nossa! q lixo!

  • Os atores me parecem BEM amadores como falado acima, mas vamos esperar pra ver né, espero que seja um bom filme. :]

  • leebano

    Bem, vou baixar, mesmo para não cometer em meu filme, os mesmos erros que eles cometerão neste.

    • Edu

      Por causa de pessoas que fazem donwload de filmes ilegalmente, que a industria de filmes brasileira esta quase que estagnada!

      • Kallawar

        Voce critica quem financia crimes como download de filmes e pirataria, mas, e o trabalho escravo que é utilizado para você se vestir, alimentar, divertir-se?

      • edu

        O negócio é o seguinte, várias distribuidoras não tem respeito pelos fãs de filmes, fazem edições porcas, sem extras, e até com qualidade de imagem que deixa a desejar, e pra piorar o que fazem? Colocam preços absurdos. Quando vejo descaso deste tipo eu baixo mesmo. Eu que não vou ficar dando dinheiro pra distribuidora pretensiosa e picareta. Agora, quando vejo uma edição boa, bem feita, aí sim eu faço questão de comprar o original.

  • taty

    a ideia não é inovadora, nem roteiro, nem história, nem nada, + a atuação deles até q é boa sim, já vi muita atuação hollywoodiana (de atores bem famosos e muito bem pagos) muito pior q isso, pode não ser 1 filmaço incrível, + também não parece ser 1 abaxi completo.

  • Adriano

    Pô tbm sou de uberlândia kkk'

  • Johnatan Oliveira

    Sendo melhor que capital dos mortos pra mim tudo bem.

  • marcelo

    Cara, nao sei de onde falam q nao e original. E uma balda com camras flips, isso eu nao vi em REC nem Bruxa nem Paranormal. Se e o lance de ser estilo amador, todos esse que faleei sao iguais, se for a floresta, e que nem dizer que todo filme em Nova York ou Rio sao iguais. Voces viram o site e o argumento? Li num site gringo que os caras acharam tao original a historia que tao comprando o filme para remake nos EUA… a parada e ao contrario…e te, um monte de tosco brasileiro achando que e copia… mas vamaos ser honestos, do que o publico no brasil sabe de cinema quando Cilada.com e o filmemais brasileiro mais visto do ano!

    • Diogo

      Filho, a balada com câmeras é o de menos no filme! É a desculpa mais esfarrapada do mundo! O que eles copiaram foi a idéia de filmar pessoas desesperadas e perdidas numa mata com nightvision.
      E outra coisa, procure por filmadoras com nightvision full HD e veja o preço delas pra que cada um deles esteja usando uma!!!
      A idéia de os próprios atores filmando já é velha e é copiada! REC, Bruxa de Blair e Atividade Paranormal entre outros já a utilizaram!
      E você leu num site gringo que querem fazer remake? Que site? Passa a fonte aê! Não foi nos comentários não, foi?

  • cristianodeatibaia

    uma porcaria esse curta , bem clichê!!

  • edu

    Puts, muito ruim. O nível de amadorismo é perceptível mesmo… E, pelo pouco que vi no trailer, já deu pra perceber que esse amadorismo vai atrapalhar bastante. Tudo bem, são atores desconhecidos, até porque pra um mockumentary ter graça tem que ser assim mesmo, mas, caramba, precisava arrumar atores desconhecidos tão ruins? Hahahaha

    Outra, o filme está muito bem filmado pra um mockumentary. Sei lá, mas acho que não vingar.

  • Brun

    os atores são muito muito ruins

  • André

    Parece ser bem inovador para os "padrões do cinema brasileiro".

    Vou querer assistir, mesmo que seja ruim.
    Acho que vale a pena incentivar novos estilos de filme no cinema nosso cinema que só faz filmes de favela, bandidagem e filmes que parecem mais com novela das 8, ah… fala sério!!! Apesar de Tropa de Elite, por exemplo, ter sido bom, é um saco ver só esses estilos de filme aqui no nosso país.

  • Aaron

    Que lixo!

    • Mariana

      Lixo?!?! Vocês não dão uma chance para esse filme nao? Espero que este filme é bom quanto parece!! Eu vou assistir.

  • Emerson

    Se realmente a história for com zumbis, vai ser original. Tirando Diário dos Mortos, poucos filmes mostram um ataque zumbi começando no meio do nada.
    Se for sobre magia negra, ou forças do além, aí o negócio fica forçado né? Bruxa de Blair facts.
    Mas finalmente o brasil ta se aventurando em filmes de terror. Só acho que poderiam fazer algo no estilo Dead Island.. Tudo começa bem em um lugar que parece o paraíso, e em questão de horas, se torna o inferno.

  • Mirian

    Brasil em matéria de cinema as vezes pisa na bola filme que é pra ter uma ótima resolução de imagem não tem e filme neste estilo as imagens parecem de câmeras de ensaios sensuais das garotas da playboy, quando acerta o roteiro erra nas filmagens brasil tem que crescer muito ainda em matéria de cinema

  • Ingressos para a pré-estreia Desaparecidos!!!!
    Siga o @desaparecidosof no twitter para concorrer a ingressos para a pré-estreia de DESAPARECIDOS, na próxima semana. 06/12

  • Hellen

    Não me interessou nem um pouco. Roteiro mais que batido, péssimos atores. Se querem ver cinema de horror nacional assistam Zé do Caixão que está há anos no mercado, ele sim é inovação neste sentido.

  • kety

    torcendo para q o filme seja bom
    vo conferir nos CINEMAS
    pirataria é crime

  • Adriana

    UM DOS PIORES FILMES QUE EU JÁ ASSISTI!!! Quando vi o trailer, fiquei super empolgada e fiz questão de ir ao cinema. Quando o filme terminou fiquei com aquela sensação de "e…? Cadê o final do filme?". Isso sem contar o excesso de palavras de baixo calão e cenas de nudez completamente desnecessárias. E depois ainda se pergunta porque o cinema brasileiro não é levado a sério. Eu perdi meu dinheiro. Não recomendo o filme para ninguém, nem mesmo como diversão vazia! O único ponto positivo é que não é "pornô de tortura" com sangue voando para todos os lados.

  • Vando

    Ridículo!

  • Assistir o filme, e por ser brasileiro achei bem legal.
    Mas eu acho engraçado as pessoas que reclamam do filme por terminar do nada, no Atividade Paranormal nos 4 filmes foram assim ( e assistiram todos) , sem contar com o pessimo filme ” A filha do mal” .
    que com certeza nao reclamaram so pq era de produçao hollywoodiana.

  • Thiago

    Ate agora esse foi o melhor filme Brasileiro ja produzido quase si igualando a qualidade de Hollywood quem sabe neah

  • maycon

    Assistir o filme, e por ser brasileiro achei bem legal.
    Mas eu acho engraçado as pessoas que reclamam do filme por terminar do nada, no Atividade Paranormal nos 4 filmes foram assim ( e assistiram todos) , sem contar com o pessimo filme " A filha do mal" .
    que com certeza nao reclamaram so pq era de produçao hollywoodiana.
    Responder

  • ricardo

    sou portugues ,adorei o filme.costumo ser muito critico,mas esta ta bem fixe.