Professora Sem Classe

Os patrulheiros do “politicamente correto”, como já se sabe, costumam condenar toda e qualquer piada que possa ser vista como remotamente ofensiva contra quem quer que seja. A intenção pode até ser boa, o problema é que o “excesso de zelo” acabou criando exageros e limitando espaço para o humor. Sendo assim, defensores desta mentalidade podem (e irão) facilmente se ofender com Professora Sem Classe. Com diversas cenas absurdas (e algumas de mau gosto), a escrachada comédia não poupa educadores nem educados, apontando sua metralhadora politicamente incorreta nas duas direções.

Cameron Diaz é Elizabeth Halsey, uma professora desbocada, mau caráter, inescrupulosa, incapaz de se envolver com o processo pedagógico e que não vê a hora de aposentar. Para ela, alunos são pesados fardos e os colegas de trabalho, um bando de idiotas que não merecem consideração. Após um golpe do baú mal sucedido, Elizabeth é obrigada a mudar seus planos e voltar a lecionar.

Uma luz no horizonte surge quando o professor substituto Scott (Justin Timberlake) aparece na escola. Rico, o sujeito parece ser o pretendente ideal. O que Elizabeth não esperava é que ele fosse se interessar por Amy Squirrel (Lucy Punch), uma professora chata e certinha, com quem será obrigada a travar uma série de disputas pela atenção do moço.

A personagem título é motivada por razões bem fúteis e egoístas – ela acredita que precisa turbinar seus seios com silicone para competir em pé (ou seriam seios?) de igualdade com as periguetes mais jovens -, portanto, não espere encontrar em Bad Teacher nenhuma mensagem edificante. A comédia do diretor Jake Kasdam (“Correndo Atrás do Diploma”) até tenta dar lições de moral, mas acerta mesmo o ritmo quando está tirando sarro do universo estudantil, da competição entre colegas ou do sistema meritocrático.

O roteiro da dupla Gene Stupnitsky e Lee Eisenberg (da série The Office) funciona graças ao elenco que entrega atuações acima da média. Jason Segel (Ressaca de Amor) e Lucy Punch (Um Jantar para Idiotas) tem seus momentos, mas são mera “escada” para a protagonista. Cameron Diaz, que nunca criou empecilho ao ter que se sujeitar a situações embaraçosas para fazer graça – vide “Quem Vai Ficar Com Mary?” – é a alma do filme, com sua personagem, digamos, pouco nobre e antiprofissional.

Professora Sem Classe é uma comédia para se assistir sem grandes expectativas. Mas boas risadas estão garantidas, desde que você não seja um militante ferrenho da moral e dos bons costumes. Caso venha a se sentir culpado por gargalhar em alguma sequência “politicamente incorreta”, relaxe, aproveite e lembre-se que você está protegido(a) pelo escurinho do cinema.

(3.5/5)
Professora Sem Classe (Bad Teacher)
Estados Unidos, 2011 – 92 min.
Direção: Jake Kasdam. | Roteiro: Gene Stupnitsky e Lee Eisenberg.
Elenco: Cameron Diaz, Lucy Punch, Jason Segel, Justin Timberlake, John Michael Higgins.