Crítica: Fúria de Titãs

Fúria de Titãs

O “Fúria de Titãs” original, era uma ficção oitentista “bonitinha mas ordinária” que tornou-se cult graças aos monstrengos criados em stop motion pelo mestre Ray Harryhausen e a presença de grandes nomes do cinema no elenco (Sir Laurence Olivier, Ursula Andrews). Já este Fúria de Titãs não tem nada de bonitinho, mas, em compensação, MUITO de ordinário: trata-se de uma aventura insossa, desnecessária, onde trocentos erros técnicos e atuações vergonhosas provam que nem toda tecnologia gráfica do mundo pode salvar um filme ruim de ser ruim.

A história é simples: os humanos declaram guerra aos deuses, por estarem insatisfeitos com suas vidas na Terra e o Olimpo resolve contra-atacar. Hades (Ralph Fiennes), irmão do todo-poderoso Zeus (Liam Neeson), deixa o seu mundo subterrâneo para dar cabo dos insolentes e ingratos seres humanos. Os deuses exigem que a bela princesa Andrômeda (Alexa Davalos) seja sacrificada ou, caso contrário, a cidade de Argos será destruída pelo monstro gigantesco Kraken. Entra em cena Perseus (Sam Worthington), um semideus em busca de vingança, o único capaz de enfrentá-lo.

Assim como “Cruzada” de Ridley Scott (2005) que não tinha nenhuma cruzada – o filme se passa após o término das manobras cristãs -, Fúria de Titãs também não tem nenhum titã (ausentes também na versão original). Entretanto, uma menção: Kraken teria os dizimado em uma batalha. Nenhuma referência histórica ou mitológica, basicamente um elemento para aumentar o medo da criatura com a qual Perseu não chega a lutar, afinal, apenas a cabeça da Medusa pode derrotá-lo.

Se você não viu o original de 1981 e se empolgou com o trailer, saiba que quase nada no filme funciona. Começando pelo mais óbvio: a conversão para o 3D (feita em apenas 8 semanas quando o ideal são 6 meses) traz personagens e objetos cheios de sombras que incomodam e tiram à atenção; passando pelo roteiro simplório e maniqueísta (que teve quatro versões, envolvendo doze roteiristas diferentes) até chegar a direção insegura e frouxa de Louis Leterrier (“O Incrível Hulk”).

Enquanto a fantasia oitentista apostava numa história de amor, apresentando Perseu como o bom moço e Calibos como vilão (deformado, castigado pelos deuses, dedicado à ruína do herói), a nova versão não define suas barreiras. Worthington bem que se esforça, mas falta carisma e conteúdo ao seu Perseu. Enquanto no original o personagem está disposto a desafiar a ira dos Deuses para evitar que a princesa condenada seja devorada pelo Kraken e os humanos sucumbam, aqui ele não o faz pelo povo, nem por Andrômeda – com quem não tem contato algum – mas apenas para provar que pode. É a essência do “herói moderno” revisitado à exaustão desde o Neo, de Matrix.

O público parece não estar se importando com estes vexaminosos defeitos e a bilheteria mundial do filme deve fechar em US$ 500 milhões(!) arrecadados. Se você faz parte deste grupo que está cagando para a história e quer ver mesmo é a porrada comendo solta, a ida ao cinema até vale a pena. Infelizmente os multiplex da vida ainda não vendem bebida alcoólica. Umas boas doses de whisky transformariam o longa em algo bem mais palatável.

(1.5/5)
Fúria de Titãs (Clash Of The Titans)
Estados Unidos, 2010 – 106 min.
Direção: Louis Leterrier. Roteiro: Travis Beacham, Phil Hay e Matt Manfredi.
Elenco: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Gemma Arterton, Alexa Davalos.

  • Vitor

    O filme é um lixo mesmo! Ainda bem que baixei na internet e não perdi meu tempo indo ai cinema. Realmente MUITO ruim. A quem vá dizer que é "doido", "bacana"… os que entram na categoria dita no texto "os que querem ver o pau quebrar"…

  • Hernani

    Me lembra um tal de D-Dragons o filme lotado de efeitos especiais, mais uma merda de história com personagens piores ainda, parecia uma colcha de retalhos

  • Leco's Beat

    Muito bom o filme, podem assistir!
    Não se pode agradar a Gregos e Troianos porem é super divertido de ver!
    Percebemos nesse remake, que muita coisa a que se refere a histórias medievais, de magia e mitológia se basearam nesse filme. E até games famosos como a série Good of War se ve a inspiração.
    Vale a pena!

  • Gabriela

    Havia no filme original um Titã: Titanide Thetis, interpretada por Maggie Smith.
    Porém era uma falha daquele roteiro, já que Thetis nunca poderia estar no Olimpo.

    • Bem lembrado, Gabriela! Só uma correção: Titanide é o feminino de Titã. O nome dela era apenas Tetis (filha de Urano e de Gaia).

  • Dyego Pereira

    O filme é muito fraco, não vale a pena gastar o dinheiro para assistir em 3D, porque não aparece os efeitos 3D que gente esperava ver, vc tira o óculos e a imagem é a mesma, quanto a trama é muito fraquinha. Assistam o filme original e tirem as suas conclusões.

  • Nero

    God of War foi inteiramente baseado em furia de titans (Claro que na primeira versao do filme).Obviamente foi mastigado e algumas mudanças foram feitas para adptar o game…
    Antes de saber desse fato,eu achava muito creativo o criador do game…mas cai por terra a minha adimiraçao. Como se diz :
    -No mundo moderno nada se cria, tudo se copia (Ctrl+A,Ctrl+C e Ctrl+V ?)
    Agora em contra partida aos comentarios do autor, ouvir falar nao é mesma coisa de ver com os proprios olhos.Quem esta atraz de comentarios sobre o filme como eu estou hoje,é melhor levar em comsideraçao os cometarios positivos e ir no cinema ver o filme pra ter uma conclusao propria do mesmo…
    Particularmente eu nunca assisti a um filme em 3D.Todos falam bem do 3D e por isso eu vou ver Furia de Titans em 3D.=D
    Agora eu so espero que os R$ 20 que o Box cinema ta cobrando no ingresso valha a pena!

    • Depois voce volte aqui e diga o que achou, Nero.

  • Luiz

    Vi o filme ontem e concordo com as críticas até aqui. Porem, devo ressaltar uma cena curiosa. No original de 1981 havia uma corujinha engraçada de metal que sempre roubava as cenas que aparecia. No filme atual simplesmente zuaram com ela. Nessa cena Perseu pega a coruja e diz: Para que serve isso? ao que respondem: deixa isso aí!… Achei uma ironia do diretor sobre o filme anterior.

  • Ainda pretendo assistir. Gosto muito de mitologia grega, mesmo o Fúria tendo recebido péssimas criticas preciso ter minha opinião.
    Força com o blog que é não fácil manter com tantos outros sites sobre cinema. Mas apaixonados como nós não ligamos para isso 🙂

  • Rodrigo

    Realmente o filme é fraco, a única fúria q surgiu foi a minha de ter ido ver essa porcaria no cinema.

    Vejam o original mesmo, ha ta de bom tamanho.

  • Osmair

    Pataqueopariu!!!! Mó decepção, num tem merda nenhuma de 3D e pelo q eu eu lí um bom filme 3D leva no mínimo 6 meses de produção, já essa porcaria foi feita nas coxas, um 2D em apenas 8 semanas, nunca daria certo!!!
    Pra quem curtiu o clássico, vai se decepcionar com essa versão. Sem contar que o ator q interpreta Perceu, que alías mandou bem em AVATAR, deixou muito a desejar em Furia de Titas, o cara não tem carisma nenhum, e eu tava mesmo é torcendo pra Meduza… hauhauha
    Mas falando sério, pra quem curte um filme super rápido tipo "cinema em casa" , atuação meia boca, efeitos chinfrins, não gastem com 3D!

  • george

    Bom dia
    eu nao gostei do filme, deixou muito a desejar, assim como avatar.Engracado que tem uma mensagem subliminar nos dois…

    Em avatar, temos o bendito fuzileiro que cuida de tudo e ainda é clamado um JUDAS…notem…”Fuzileiro”…remeti isso aos fuzileiros dos EUA que estao no iraque achando que estao fazendo o bem a todos – cada um aqui decide se concorda ou nao

    E no furia de titas aparece um bicho das areias, vcs notaram a vestimenta dele?Além de ser chamado de esquisito pelo protagonista ele possui uma bomba no corpo…hahahahaha

    Sem mais

  • Ainda não vi o filme, nem tenho muitas expectativas, mas convenhamos que o trailer é MUITÍSSIMO bem editado.

    Será que rola um post sobre trailers melhores que os próprios filmes que eles divulgam? hahahaha

    Parabéns pelo blog, é leitura obrigatória! 😀

    • Grato, Tito! Sua sugestão já está anotada!

  • olga

    eu vi o filme sábado, com uma gana, uma sede danada…e entalou, nao consegue descer….saí do cinema quase chorando… eu sei q para muita gente que "furia de titas" n fez parte da infancia vai descer bem…poxa, mas pra mim que me encantei por uma corujinha dourada, 3 bruxas nojentas, um cavalo branco q voa, o fascínio de perseu por andromeda, a tensao q medusa provocava, ta dificil d+ engolir tanto insulto…que pena eu ter ido! e ainda vi em "3D"! que lixo! desculpe por usar seu blog pra desabafar….mas ta dificil acreditar q fizeram isso com uma historia tão facil de se apaixonar!

  • Edi

    Um lixo, gastei 20 paus pra ver em 3D e a unica parte divertida em 3D sao os Trailers. Nao tem nada ou praticamente nada em 3D. Se voce nao assistiu, nao perca tempo.

  • Roberson

    Olga!

    Concordo com voce!

    Para quem assistiu a Furia de Titãns primeira edição, o filme deixou muito a desejar.

    Não é Ruim assim como dizem, só que corram muitas partes, alguns personagens foram inspirados no labirinto fauno.

    Enfim, achei irado as batalhas com os escorpiões.

    Achei que assassinaram a batalha com a meduza, ou seja, as batalhas foram todas faceis de vencer pelo Perseu.

    Decepcionante por se tratar de um classico com é Furia de Titans, porem o Melhor filme do ano sem duvida.

    Abraço a todos.

    uma dica, apesar da critica cair em cima do filme, não deixe de ver e tirar suas proprias conclusões.

    para quem não viu o original "não deixe de assistir"

    Avatar é lixo.

    Abraço

    Roberson

  • Natanael

    bom assistir o filme hoje dia 5 de junho e achei o maximo, gosto muitos de efeitos especiais e cenas de lutas com monstros… não entendi o daquela corujiha de metal..ela não teve ação nenhuma..ou aquilo foi uma critica? acredito que sim..pois ela na verdade não tinha valor algum mesmo..e aquela do Zeus dizendo assim para o seu filho…Bom vc não fez tudo sozinho…tinha ele uma espada…um cavalo alado.. um tanto de amigos que o livraram das mais altas enrascadas..bom ninguem faz nada sozinho neste mundo mesmo e nem sem ferramentas…tem que ter coragem e Perseu teve de sobra… abraços a todos….

  • Robert

    Só babaca que baixa uma droga de filme como esse na internet.Eu tenho o original é muito bom, o meu irmão acha que esse novo furia de titãs é melhor que o antigo, é um cavalo mesmo..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • josé

    vi o filme ….mas o de 1981 é muito melhor que este…….como sempre a industria do cinema gasta milhões com graficos e efeitos especiais e a história que é o principal de todo filme não vale nada

  • marcos

    eu prefiro assistir o desenho dos Novos Titãs! do que ver essa rebelião e muvuca de anjos doidões na telona!

  • Bruno

    Maioriaa dos remakes são uma porcaria..

    — God of war é um sucesso pq explora um universo já criado.. até mesmo kratos existe na mitologia grega.

    mitologia grega é fantástica.. e linda..

    Como sempre os filmes antigos são superiores aos novos.. assim como a música.. incrível tal coisa.

    Esse filme é um insulto! assim como planeta dos macacos aquele novo q é outra grande bomba!

  • Briner um HOMEM

    Não achei tão ruim assim, eu que não gosto de pouco efeito visual não gostei do original "aquele kraken era uma verdadeira merda", gostei muito de furia de titans "APESAR DE GRAÇAS A DEUS NÃO GASTAR EM 3D" pois minha prima assistiu e falou que era uma verdadeira merda

    falow

  • alinne

    eu e tanbém toda minha escola assistimos o filme só que odiei e muito chato!!!!!!

  • Lucas

    eu adorei esse furia de titans !!!!vc q naogostou e um otario!!!!!!aquele original e uma fraude aquele krakeme um lixokkkkkkk

  • Perseus

    Caros,

    O filme é uma merda, pelo simples fato que nada tem com a mitologia do Perseu original. Tudo errado. Puta que pariu!!! Quem fez o filme não sabe nada de mitologia, nada de deuses, nada de heróis e muito menos de Grécia Antiga. Pelos males, ainda fico com o primeiro filme, que se mantém fiel em certos aspectos.

  • Carlos Massa

    Imbecis, o Kraken não faz parte da mitologia grega. O Kraken é da mitologia nórdica. O certo em grego é o monstro Ketos como no primeiro filme. O segundo filme só veio para provar a ignorância do novo diretor, produtores e demais. Esse novo Fúria de Titans é um lixo de primeira categoria!!!

  • Cesar

    Desculpe dizer más eu irmão é um cavalo mesmo.

  • fernanda

    não gostei da filme pessima qualificação os personagem vou dar a nota 2;0 de tão ruim que é o filme

  • Barracuda

    O filme dos anos 80 tem mais roteiro que 90% dos filmes de fantasia atuais, de ordinário não tinha nada.

  • NinaM

    Estou a perder a vontade de ver!
    Vi o filme quando criança e tinha muitos erros mas até estava bem para a época. E sim, tinha erros, tanto a nível histórico como de interpretação do livro. Quase ninguém conhece o livro que deu origem a esse filme mas eu tive a sorte de mo oferecerem. Vou ver o filme, para formar a minha própria opinião, mas não no cinema.