Se você regojizou com o trailer de Kick Ass, é bom saber que, por mais promissor que o filme seja, não se trata de uma ideia original. Mirageman e Defendor não surgiram de uma mente brilhante como Mark Millar, mas compartilham também a mesma ideia de um sujeito comum, mascarado, combatendo o crime e apanhando feito cachorro.

Mirageman, dirigido pelo chileno Ernesto Dias Espinoza em 2007, conta a história de Maco, um leão-de-chácara obcecado por artes marciais e condicionamento físico. Certa noite, ao sair para seu jogging habitual, ele usa uma máscara para impedir o roubo e o estupro de uma conhecida repórter da TV. A dita cuja faz uma longa matéria a seu respeito e ao perceber a grande repercussão que seus atos tiveram nos jornais da cidade, Maco decide virar o combatente do crime mascarado, chamado Mirageman. Ele não tem poderes, apenas um convicto “senso de justiça” e claro, uma habilidade de bater em quem for necessário.

Deliciosa e ingênua sátira aos filmes de heróis que custou uma bagatela e se sai muito melhor que uma cacetada de adaptações “quadrinísticas” existentes por aí. Confiram o trailer que anuncia: “Ele é não é comparado a nenhum outro super-herói, porque não tem poderes como o Homem-Aranha, nem dinheiro como o Batman. É apenas um homem comum tentando fazer algo pelos outros.”

O americano Defendor, estrelado por Woody Harrelson (Zumbilândia, The Messenger) estreia só em 2010 (para pegar uma esperta carona com Kick-Ass), mas seu roteiro foi feito em 2005, muito antes da HQ de Mark Millar e John Romita Jr. ir para as comic shops norte-americanas. O longa foi bastante aplaudido no Festival Internacional de Cinema de Toronto no Canadá, onde foi exibido em agosto deste ano.

Woody interpreta Arthur Poppington, um sujeito qualquer que deseja ser um super-herói. Diariamente ele sai fantasiado para procurar seu arquiinimigo, o Capitão Indústria – na verdade,  um traficante de drogas que Arthur, erroneamente, acredita ter assassinado sua mãe. No meio dessa confusão toda, o Defendor acaba criando um laço de amizade com uma jovem prostituta. Assistam o trailer: