Na quarta noite da Sessão da Meia-Noite, tivemos a première mundial de His House, longa-metragem de estreia do diretor Remi Weekes. Mais do que um grande debut, o filme pode ser considerado como o terror definitivo sobre o mundo em que vivemos. Tendo como base a crise dos refugiados na Europa, a obra conta a história de dois sudaneses refugiados em Londres. O casal é liberado sob fiança, recebe um.pequeno apoio financeiro e uma casa num bairro de baixa renda, predominantemente branca.

Ao lermos a sinopse, pressupomos que His House trata de racismo e xenofobia, provavelmente com uma escalada de perseguição e violência. Felizmente, o diretor e roteirista Remi Weekes surpreende, ao investir no conflito gerado pelas diferentes expectativas do casal, de seus demônios, reais ou imaginários. Com uma mescla de terror sobrenatural, suspense psicológico e drama politico além de uma pitada de alivio cômico, o longa entrega uma narrativa original e intrigante.

O bom roteiro e a boa direção entregam algumas sequências assustadoras, ainda que, no geral, o filme seja menos perturbador do que outras produções do gênero. Porém, quando o terror se apresenta, o faz com grande peso. Apesar de marcante, His House não é perfeito. A resolução tira parte do impacto, ainda que deixe uma mensagem de esperança. A ultima cena me arrepiou, não de medo, mas pela emocionante e profunda mensagem transmitida em poucas imagens.

O filme foi adquirido pela Netflix. Assim que possível, confira na primeira oportunidade.

Acompanhe a cobertura do #conexaosundance através do Razão de Aspecto, Cinema(ação), Wanna be Nerd e o Portal Getro.