O site de pesquisas Vox elegeu os piores astros e estrelas de Hollywood através de um infográfico bem interessante. Ou melhor: elegeu os astros e estrelas com os piores agentes e empresários, visto que a métrica utilizada levou em conta o desempenho dos filmes nas bilheterias e as críticas do Metacritic, um dos sites gringos mais conceituados nesse assunto.

O Vox determinou os seguintes pesos para as avaliações do Metacritic: críticas negativas de 0 a 39; críticas regulares (Mixed) de 40 a 60 e críticas positivas de 61 a 100. O ator/atriz deveria ter trabalhado em pelo menos 10 filmes – cargos como direção, roteiro ou produção não foram considerados – e um entre esses dez, precisava ter arrecadado no mínimo US$ 30 milhões nas bilheterias. No cômputo final, o resultado entre os homens não saiu muito diferente de outras listas de “piores” que a gente costuma ver por aí:

Rob Schneider de Gigolô por Acidente e Garota Veneno, foi eleito o pior ator da atualidade. Seus filmes tem 61% de críticas negativas e 31% de críticas mistas. Adam Sandler, o “mentor” e melhor amigo de Schneider, aparece na segunda posição. Ashton Kutcher, de Jogo de Amor em Las Vegas, ficou com a medalha de bronze.

Entre as mulheres, Jennifer Love Hewitt (Doce Trapaça), ocupa o primeiro lugar do pódio, com 70% de críticas negativas e 30% de críticas mistas. A bilionária Jessica Alba, surpreendentemente, surge na segunda colocação. Os filmes recentes da atriz como Escola de Espiões, Matemática do Amor e Entourage, explicam o fato. Katherine Heigl (Como Agarrar Meu Ex-Namorado) ficou em terceiro lugar. Confira a lista completa: