“Charlie Charlie Challenge” é marketing de filme!

Depois do Ice Bucket Challenge, a nova modinha da internet é o Charlie Charlie Challenge, que ganhou proporções estratosféricas na última semana deste mês de maio. A brincadeira surgiu no Twitter e logo se espalhou pelo mundo. Milhões de usuários começaram a publicar vídeos com a hashtag #CharlieCharlieChallenge mostrando o que parecia ser fácil invocar um demônio mexicano(!) chamado Charlie.

O desafio consiste em escrever em uma folha de papel as palavras “Sim” e “Não” e sobre ela colocar dois lápis em forma de uma cruz. Os participantes precisam dizer em voz alta (e em inglês) a frase “Charlie, Charlie, você está aqui?”. Caso um dos lápis se mova por conta própria, significa que o tal Charlie está “presente” no local. É basicamente a evolução do Ouija, da brincadeira do copo ou do compasso. Nas primeiras 48h, a hashtag #CharlieCharlieChallenge foi mencionada por mais de 2 milhões de usuários no Twitter.

Segundo a lenda, que surgiu junto com a brincadeira, Charlie era uma criança mexicana que morreu de uma maneira terrível, e acabou se transformando em um espírito maligno. Visto que ele só entende em inglês, talvez esta entidade sobrenatural seja o filho de algum imigrante ilegal que tentou entrar nos Estados Unidos. Vídeos espalhados pela internet de quem fez o desafio mostram o desespero dos participantes ao observar o suposto espírito se manifestando:

A presepada chegou ao fim na sexta-feira (29), quando A Blumhouse Productions informou que tudo não passou de uma ação de marketing para promover o terror A Forca (The Gallows), bancado por Jason Blum, responsável pelas franquias Atividade Paranormal, Sobrenatural e A Entidade. Quem lançou a brincadeira no Twitter foi a produtora, no dia 26 de maio, sem jamais esperar tamanha repercussão.

Na trama do filme, um adolescente chamado Charlie morre acidentalmente enforcado durante uma apresentação teatral e, vinte anos depois, um grupo de jovens decide encenar o mesmo espetáculo em uma tentativa infeliz de honrar o aniversário da tragédia. Eles vão descobrir da pior forma que algumas coisas devem ser deixadas no passado. Confira abaixo o trailer divulgado:

Rodado no estilo found footage, A Forca estreia no dia 30 de julho no Brasil.