Búzios, tarô, bola de cristal, borra de café… desde muito antes de Nostradamus (1503-1566), o homem vem tentando prever acontecimentos futuros. Atualmente, o que não faltam são videntes oferecendo este “serviço” a torto e a direito na internet. Se você fica impressionado com essa “habilidade”, vai gostar desta lista com sete filmes bem conhecidos que conseguiram prever e “adivinhar” coisas sobre o futuro.

2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odissey)

2001 previu o videofone

Em tempos de Skype e Facetime, o que não faltam hoje em dia são aplicativos de videopapo. Quem primeiro previu esta modernidade foi o clássico espacial de Stanley Kubrick, realizado em 1968. Durante o filme, vários outros dispositivos tecnológicos que só seriam inventados anos depois também são apresentados, como um sistema que lembra muito o Siri usado nos aparelhos da Apple e o tablet.

Blade Runner, O Caçador de Androides (Blade Runner)

Blade Runner

O filme de 1982 dirigido por Ridley Scott mostrava cidades do futuro cheias de propagandas em grandes telões, algo bastante comum hoje em dia, onde eles estão espalhados por prédios, estações de metrô e vários locais das grandes metrópoles como Nova York, Londres e Tóquio.

Inimigo do Estado (Enemy of The State)

Inimigo do Estado

Até hoje, o governo dos EUA não se recuperou do escândalo provocado por Edward Snowden, espião que liberou documentos provando que o Tio Sam espionava outros países – inclusive o Brasil – e seus próprios cidadãos. No filme de 1998 dirigido por Tony Scott, Will Smith interpreta um sujeito que se torna alvo de pessoas perigosas por descobrir segredos políticos. A trama fala bastante de espionagem por parte do governo, que teria “olhos e ouvidos” em todos os lugares.

Minority Report – A Nova Lei (Minority Report)

Minority Report

O software usado por Tom Cruise onde ele navega por uma enorme tela movimentando apenas as mãos, existe no mundo real. A sofisticada interface gestual, uma espécie de aperfeiçoamento do Kinect, foi desenvolvida pela companhia Oblong Industries como uma maneira de filtrar grandes quantidades de vídeos e outras informações. A ideia é tornar a nova tecnologia acessível para o grande público até 2020.

De Volta Para o Futuro II (Back to The Future – Part II)

De Volta Para o Futuro - Parte II

O skate voador e o tênis que amarra sozinho já estão sendo produzidos, mas estes dois não podemos considerar, visto que são produtos inspirados pelo filme. Entretanto, o óculos com funções de computador que Michael J. Fox usa na famosa cena da cozinha onde ele interpreta múltiplos personagens, é o precursor do Google Glass. Outras parafernálias apresentas na fita como videogames que não precisam de controles remotos e filmes 3D se tornaram corriqueiras nos dias atuais.

O Exterminador do Futuro 2 (The Terminator 2: Judgement Day)

O Exterminador do Futuro 2

No filme de 1991 dirigido por James Cameron, aparecem várias aeronaves sem tripulação, patrulhando as cidades do futuro. Os drones, como foram batizados, já são uma realidade, usados em diversas áreas, principalmente a militar. Alguns são usados para desarmar bombas, outros para mapear regiões perigosas e existem até aqueles utilizados para “pacificação” de regiões belicosas.

Armageddon (Idem)

Armageddon

A foto acima até parece uma imagem real do atentado ao World Trade Center, ocorrido em 11 de setembro de 2001, mas é, na verdade, uma cena do filme estrelado por Bruce Willis, em 1998. Na cena em questão, as Torres Gêmeas aparecem em chamas após terem sido atingidas por asteroides.

Fonte: R7 Entretenimento