Filme de ação ajudam a engordar Pesquisas anteriores já associavam o tempo gasto em frente à TV à obesidade, mas uma equipe de cientistas da Cornell University Food and Brand Lab, nos EUA, resolveu se aprofundar ainda mais no assunto e determinar quais os gêneros favoreciam ganhos de quilos a mais. O resultado, publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, revelou que as pessoas comem muito mais porcarias durante os filmes de ação.

A pesquisa dividiu 94 estudantes universitários em três grupos, todos com fácil acesso a tigelas cheias de uvas, cenouras, biscoitos e chocolates M&Ms enquanto assistiam a três vídeos de 20 minutos: um trecho de A Ilha (de Michael Bay), um trecho de A Ilha sem áudio e um trecho do programa Charlie Rose Show, que mostra apenas o entrevistador e o entrevistado em uma mesa e sem cenário algum.

Os jovens que assistiram ao talk show comeram menos e consumiram a menor quantidade de calorias. Aqueles que viram a cena de A Ilha com o som desligado consumiram 36% mais comida e 46% mais calorias que o grupo anterior. Já os estudantes submetidos ao blockbuster estrelado por Ewan McGregor e Scarlett Johansson em todo o seu “esplendor” comeram 98% mais e consumiram 65% mais calorias que aqueles que assistiram a Charlie Rose.

“Quanto mais distração o programa causar, mais você vai comer”, diz o coordenador do trabalho, Aner Tal, pesquisador da universidade americana. “Os programas mais estimulantes, que são rápidos, incluem muitos cortes de câmera, realmente atraem e distraem o espectador para o que ele está comendo. As pessoas comem mais porque estão prestando menos atenção para a quantidade de alimento que colocam na boca”, afirmou Tal.

Conclusão: filmes de ação a la Michael Bay são prejudiciais a saúde! 🙂

Esta não é a primeira vez que cientistas desocupados fazem experiências “mirabolantes” para encontrar padrões relacionados ao hábito de ver filmes. Em outubro de 2012, um grupo de pesquisadores britânicos “descobriu” que filmes de horror ajudam perder peso.