A internet foi pega de surpresa esta manhã com uma notícia bombástico-absurda que parecia até 1º de Abril. Parecia. Segundo o Hollywood Reporter, Arnold Schwarzenegger será substituido por Jean Claude Van Damme em Terminator: Genesis, próximo filme da franquia que recomeça O Exterminador do Futuro no cinema.

A troca será feita para evitar um processo judicial cuja rixa começou há quase 30 anos, afirma o site. Em 1986, nos primeiros dias de filmagem de O Predador, Van Damme, então um desconhecido, era o contratado para interpretar o papel do alien caçador. O baixinho, que era obrigado a vestir um uniforme desconfortável, ainda tinha que enfrentar as temperaturas quentíssimas da selva de Honduras, onde aconteciam as gravações do filme.

O resultado do trabalho não agradou ao diretor John McTiernan, menos pela performance de Van Damme, mais pelo traje fajuto, que deixava o monstrengo com aparência picareta. Para resolver o problema, o longa recebeu uma verba extra, um novo uniforme “alienígena” foi confeccionado, Van Damme demitido e Kevin Peter Hall (que tinha quase dois metros de altura) contratado.

Em 1988, após estrelar O Grande Dragão Branco, Van Damme era um astro em ascensão. E o belga achou que era a hora de ir à forra, entrando com um processo de maus tratos e danos morais contra o diretor McTiernan e o astro Schwarzenegger, um dos produtores da aventura. Durante todo este período, panos quentes foram colocados na ferida – Schwarzenegger ajudou promover Soldado Universal (1993) como forma de compensação – e o processo foi retirado.

Após desentendimentos entre os dois brucutus nas filmagens de Os Mercenários 2 (fato relatado na biografia de Arnold), Van Damme reencaminhou o processo para a justiça. Nesse meio tempo, é bom lembrar, que McTiernan, diretor de O Predador e outras fitas de ação famosas da década de 1990 como Duro de Matar e Caçada ao Outubro Vermelho, foi PRESO em abril de 2013, após ter contratado um detetive particular para escutar ilegalmente as conversas de um produtor – o cineasta foi libertado em fevereiro deste ano.

Depois de investir milhões no reboot da série, a produtora Megan Ellison com o aval do próprio Schwarza, decidiu trocar Arnold por Jean Claude no papel de cyborgue do futuro, para que o processo seja encerrado de vez. O fato de McTiernan ser também um dos querelados, é o grande medo de Ellison e dos demais produtores, visto que a má fama do sujeito somados aos vários fracassos de Arnold desde o seu comeback (O Último Desafio, Rota de Fuga, Sabotagem) prejudiquem o desempenho da fita.

As filmagens de Terminator: Genesis começam no final deste mês, com locações em Nova Orleans. Alan Taylor (Thor: O Mundo Sombrio) dirige o filme, que tem Emilia Clarke (Game of Thrones) como Sarah Connor, Jason Clarke (A Hora Mais Escura) no papel do John Connor no futuro e Jai Courtney (Duro de Matar 5) vivendo Kyle Reese, o viajante do tempo que se torna o pai de Connor no presente.

O novo Exterminador do Futuro chega aos cinemas no dia 26 de junho de 2015.

Pegadinha do Arnold!