Batfleck

A jornalista Ana Maria Bahiana, correspondente brasileira em Hollywood há mais de duas décadas e diretora de projetos especiais do departamento histórico da Hollywood Foreign Press Association (HFPA), causou o maior bafafá nas redes sociais na madrugada deste domingo (26). Ana, publicou em sua conta no Twitter que Ben Affleck NÃO SERÁ mais o Batman. A informação segundo ela, partiu de uma fonte “muito segura”.

A nota se espalhou feito pólvora na internet. De acordo Bahiana, dois atores seriam os novos/velhos preferidos da Warner para assumir o manto do paladino mascarado: Josh Brolin, que admitiu ter sido sondado antes da escolha de Affleck e Michael Keaton(!), que já foi o Homem-Morcego nos filmes dirigidos por Tim Burton.

A explicação para este troca de última hora é que soa meio absurda: o estúdio ficou preocupado com a violenta rejeição dos fãs à escolha do novo homem morcego e estaria há meses estudando um modo de resolver a pendenga sem transparecer que está cedendo à pressão popular. Isto vindo da mesma Warner que já enfrentou a turba de xiitas no passado, durante a escolha de Heath Ledger como Coringa (para Cavaleiro das Trevas de Chris Nolan) e do próprio Keaton em Batman no final da década de 1980.

Fãs X Batfleck

O adiamento no lançamento de Batman X Superman, que passou de julho de 2015 para maio de 2016, seria o primeiro passo para esta substituição, escreveu Ana em seu blog:

O anúncio da nova data de estreia do projeto – 2016 – é parte dessa estratégia, um modo de ganhar tempo para escolher o novo Batman e fazer o movimento anti-Affleck esfriar um pouco. Em alguns meses, Snyder e Affleck terão uma “divergência criativa”‘  e/ou Affleck terá um “conflito de agenda” com o novo cronograma de produção.

Nenhum site gringo (ainda) se manifestou à respeito desta “notícia” bombástica. Segundo o Deadline, a estreia do filme sim, foi adiada, mas a produção não, e o tal conflito de agendas mencionado por Ana seria Affleck abrindo mão da direção de The Middle Man – um projeto de série para a 20th Century Fox – e não de Batman X Superman.

Ana Maria Bahiana é uma profissional extremamente bem relacionada em Hollywood. Se ela foi vítima de uma pegadinha inconsequente de algum desafeto ou vai se tornar referência internacional em furos bombásticos, só o tempo pode responder. Vamos aguardar os próximos capítulos desta novela que, por enquanto, está parecendo produção mexicana.