James GandolfiniO ator James Gandolfini, que ficou famoso por interpretar o mafioso Tony Soprano na série de TV Família Soprano (que acabou em 2007), morreu nesta quarta-feira (19), em Roma, na Itália, aos 51 anos. De acordo com o site TMZ, ele teria sido vítima de um ataque cardíaco. Gandolfini estava no país para participar do 59th Taormina Film Festival, na Sicília.

O ator, nascido em New Jersey, começou a atuar no teatro de Nova York, fazendo sua estreia na Broadway em 1992, com uma montagem de Um Bonde Chamado Desejo, ao lado de Jessica Lange e Alec Baldwin. Embora tenha tido uma prolífera carreira cinematográfica – participando de filmes como Amor à Queima Roupa, O Nome do Jogo, Oito Milímetros e A Hora Mais Escura -, foi em Família Soprano que Gandolfini ficou conhecido internacionalmente.

Criada por David Chase e exibida nos EUA pela HBO, a série é considerada um marco na história da televisão americana. Recentemente, ela foi eleita pelo Sindicato dos Roteiristas Americanos como a série mais bem escrita da TV em todos os tempos. Gandolfini venceu por três vezes o prêmio Emmy durante as seis temporadas do programa, com seis indicações no total.

Descendente de pais italianos, ele deixa a mulher, Deborah Lin, com quem se casou em 2008 e uma menina nascida em outubro do ano passado. Também deixa um filho, Michael, que teve com a primeira mulher, Marcy Wudarski.