Lembram de Rorschach, aquele personagem de Watchmen que usava uma máscara cujos desenhos mudavam toda vez que ele aparecia? O nome do vigilante não foi escolhido à toa: “Rorschach” é uma técnica de avaliação psicológica criada em 1921 pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach. O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem dez borrões com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo.

Para promover o Festival Internacional de Cinema de Dubai, a agência Leo Burnett propôs a ação The DIFF Film Personality Test, que consistia em utilizar o célebre teste psicológico para interpretar preferências e gostos quanto a filmes. Para tanto, foram desenvolvidos dez pranchas de tinta, cada um deles com meia dúzia de interpretações diferentes. Para conferir um ar de seriedade à campanha, a Leo Burnett convocou o psicólogo Raymond Hamden.

Participar do teste é bem fácil e intuitivo, mas é preciso ter certa familiaridade com algumas palavras em inglês, porque ele pede para você associar cinco gravuras a uma série de palavras fornecidas como opção. O resultado será apresentado em percentagens para cada gênero cinematográfico. Experimente:

Fonte: Brainstorm9