Antes que qualquer coisa seja dita, é bom lembrar o fato de que os escritores da série American Horror Story, Ryan Murphy e Brad Falchuk escreveram também Nip/Tuck, que tem várias imagens desconsertantes assim como a “alegrinha” Glee, que também é um terror, mas em outro contexto.

Os três primeiros episódios da primeira temporada de American Horror Story são instigantes. Tem uma assinatura de imagem que lembram O Silêncio dos Inocentes, com direito a câmeras voyeur e outras coisas perturbadoras como aquela macabra abertura. A trilha lembra o filme Jogos Mortais, talvez pela presença do compositor Charlie Clouser, que tem um pé tanto no filme citado, quanto na série. Passados estes três capítulos do primeiro ano, a suposta série de terror, não causa mais noites de insônia, descendo ladeira abaixo. Também pudera. A dupla dinâmica “casarão antigo e espiritismo” passa de clichê para chatice mesmo.

A história é sobre uma família que se muda para uma velha mansão em busca de resolver os problemas que estavam separando pai, mãe e filha adolescente. Novos problemas surgem, de ordem metafísica> espíritos de pessoas que ali morreram e vêm para atormentá-los. Ao longo da temporada são homenageados vários filmes ou personagens, como Psicose e Dr. Frankenstein. Depois de alguns episódios, uma subtrama chata sobre uma ex-amante vingativa é inserida, para piorar a coisa. Não bastasse, a salada de clichês consegue ficar ainda mais indigesta quando a filha do casal se descobre morta no maior estilo O Sexto Sentido. No sentido ruim, é claro. Nem a presença da veterana Jessica Lange (Cabo do Medo) salva, mas para isso que existem os reboots.

Apesar do sucesso e da renovação para a 2ª temporada, muitos espectadores reclamaram do Season Finale com clima de Nosso Lar – família feliz que se reencontra do outro lado. Os produtores então, decidiram pegar boa parte dos atores, trocar seus papéis e os colocar em um novo contexto, um manicômio. Algo bem mais interessante.

A segunda temporada já uma outra história. Literalmente. A começar pelo casal que adentra uma mansão mal-assombrada, fazendo praticamente uma piada com a temporada anterior. A dupla é atacada por farsantes se passando por um famoso assassino (do seriado) que aparece na sequência para matar todos. Voltamos no tempo para 1964 no intuito de explicar a origem deste serial-killer esfolador de peles.

Apesar dos casos de possessão por demônios e possível abdução alienígena, querendo colocar tudo como farinha do mesmo saco, a nova temporada de fato se baseia num terror mais palpável e apresenta personagens mais profundos, como uma freira com passado duvidoso, um doutor (nazista) maluco, que faz seus experimentos em pacientes vivos e a jornalista que é posta injustamente naquele ambiente junto com o suposto e famoso assassino. Quando um psicólogo bonzinho (Zachary Quinto de Star Trek) tenta ajudá-la, torcemos pela garota, só para vê-la escapar da frigideira para cair no fogo.

A ideia central desta nova temporada parece mais real, um mundo cheio de gente pirada. Dentro ou fora daquele manicômio, passando por perversões sexuais, psicoses, neuras, entre outras coisas malucas. Definitivamente se você gosta de terror, vista sua camisa-de-força e pule direto para a segunda temporada.

Todas as terças às 23h no Canal Fox