“Saber do que o americano vai gostar daqui a seis meses é muito difícil, então a gente procurou escolher o melhor filme com potencial de mercado internacional”, disse Carlos Eduardo Rodrigues, diretor da Globo Filmes e vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema, justificando a escolha de O Palhaço para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas entre os indicados ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro.

O anuncio foi feito na quinta-feira (20) no Rio de Janeiro. Além de Rodrigues, faziam parte da comissão especial do MinC: Ana Paula Dourado Santana (Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura), Ana Luiza Azevedo, André Sturm e Flávio Tambellini (cineastas), Lauro Escorel (diretor de fotografia), George Torquato Firmeza (Ministro do Departamento Cultural do Itamaraty) e José Geraldo Couto (jornalista e crítico de cinema).

O Palhaço, segundo longa dirigido por Selton Mello, venceu outro 15 filmes que se inscreveram para concorrer à indicação brasileira, como À Beira do Caminho, de Breno Silveira, Heleno, de José Henrique Teixeira, 2 Coelhos de Afonso Poyart, Capitães de Areia de Cecilia Amado e Xingu de Cao Hamburger.

A lista dos filmes que concorrerão ao Oscar 2013 será anunciada pela Academia de Hollywood em 10 de janeiro – a premiação acontece em 24 de fevereiro. A última participação brasileira na disputa de Melhor Filme Estrangeiro foi em 1999, quando Central do Brasil, de Walter Salles, perdeu para o italiano A Vida É Bela, de Roberto Benigni.

Fonte: Folha de S. Paulo