Nenhum filme desta lista, levando em conta o período de seu lançamento, provocou tantas manifestações de revolta e protestos quanto The Innocence of Muslins. Desde a terça-feira (11/09), o filme de baixo-orçamento tem dado muito o que falar, depois que sua repercussão gerou ataques às embaixadas dos EUA no Iêmen, Líbia e Egito.

Dirigido e produzido de forma amadora por Sam Bacile, um corretor imobiliário israelense-americano de 54 anos, o filme anti-Islã é uma cinebiografia escrachada do profeta Maomé recheada de estereótipos negativos sobre o profeta: falso religioso, mulherengo, pedófilo, homossexual e sanguinário.

Para os fundamentalistas islâmicos, qualquer representação de Maomé é uma blasfêmia. Caricaturas ou outras caracterizações feitas no passado e consideradas insultuosas enfureceram muçulmanos em todo o mundo, provocando protestos e a condenações por parte de funcionários, pregadores, muçulmanos comuns e muitos cristãos na região.

A ira da população muçulmana diante da fita de Bacile foi tanta que atacaram diversas embaixadas dos EUA ao redor do mundo. No Egito, 200 pessoas ficaram feridas por causa dos confrontos entre manifestantes e polícia. Em Benghazi (Líbia), onde homens armados mataram o embaixador norte-americano Christopher Stevens, as autoridades fecharam o espaço aéreo e estariam prendendo suspeitos de ligação com o ataque de terça-feira.

Já no Iêmen, a polícia abriu fogo contra manifestantes para impedir que eles se aproximassem da embaixada americana. Na quinta-feira, homens invadiram a representação: quatro pessoas morreram e 44 ficaram feridos. Nesta manhã, xiitas separatistas do norte do país organizaram uma marcha na capital Sanaa, e o braço local da Irmandade Muçulmana convocou uma grande marcha em homenagem a Maomé. A organização quer reunir 1 milhão de pessoas.

Ao que tudo indica, a onda de protestos e violência não vai acabar por tão cedo. O pior de tudo é que The Innocence of Muslins nem merece tanto “crédito”: o filme é mal-feito, desconexo amparado por péssimas atuações. Assistam abaixo um trecho de 13 minutos:

Fonte: Yahoo Noticias