Esta Era do Politicamente Correto é um saco. A Liga Católica dos Estados Unidos está fula da vida – se é que se pode dizer isso de uma Liga Católica – com Os Três Patetas, novo filme dos irmãos Bobby e Peter Farrelly (Quem Vai Ficar com Mary?), homenagem ao trio de comediantes que fizeram muito sucesso no cinema e na TV por quase cinquenta anos, entre as décadas de 1920 e 1970.

Segundo o site The Hollywood Reporter, o presidente da organização, Bill Donohue, emitiu um comunicado no dia 11 de abril condenando a comédia em virtude de duas piadas infames. Na primeira delas, Larry (Sean Hayes), Moe (Chris Diamantopoulos) e Curly (Will Sasso) encontram a modelo Kate Upton à beira de uma piscina e a belezura está trajando um ultra-sexy “biquíni de freira” como um largo terço pendurado entre os seios (foto acima). Na outra situação, Larry travestido de “serva do Senhor”, assume o nome de Irmã Mary-Mengele, sobrenome do médico nazista Josef Mengele, responsável por inúmeras mortes nos campos de concentração judeus.

“Nos anos 1950, Hollywood geralmente era respeitosa com a religião. Hoje, se especializa em imbecilidades e faz piada com o Cristianismo, especialmente com o Catolicismo”, vociferou Donohue. A 20th Century Fox reagiu ao comunicado na mesma moeda, afirmando que o filme mantém “o espírito da série de TV original”. “As freiras a quem o Sr. Donohue se refere são, na verdade, personagens afetuosas, heróicas, apesar de incluídas numa contexto muito abrangente”, defendeu um porta-voz do estúdio.

Os Três Patetas estreou neste final de semana nos EUA. Aqui, inicialmente agendado para maio, teve seu lançamento adiado para 17 de agosto. Assista abaixo ao trailer do longa (que contém a “bendita” cena da discórdia):