Hollywood desta vez se superou. Depois de livros, peças de teatro, séries de televisão, quadrinhos e videogames, agora a poderosa indústria de entretenimento se inspira em video do Youtube para fazer um dinheirinho. No filme intitulado Bad Ass, o mexicano com cara-de-jaca Danny Trejo encarna um personagem baseado no viral Epic Beard Man que fez muito sucesso na internet.

O meme, gravado com celular e postado originalmente em fevereiro de 2010, mostrava a discussão dentro de um ônibus em Oakland (EUA) entre um negro e um branco barbudo de 67 anos. A troca de ofensas raciais não demora para virar pancadaria, com o velho enfiando uma saraivada de socos no rapaz. O veterano de guerra, Thomas Bruso – que no vídeo usa uma camiseta com a singela frase “I’m a Motherfucker” -, foi reconhecido e alcançou fama instantanea na web com mais de 1 milhão de views em poucas horas.

O filme, que reencena o fato – onde Danny Trejo desce a porrada em dois skinheads que pertubam um senhor negro – transforma o personagem em herói das minorias. Na trama, Trejo é Frank Vega, herói condecorado do Vietnã, que após retornar para seu país, tem dificuldade de encontrar emprego e é rejeitado pela sociedade. Quando seu melhor amigo é assassinado e a polícia não faz nada a respeito, o vigilante decide fazer justiça com as próprias mãos.

Dirigido e co-roteirizado pelo inexpressivo Craig Moss (da paródia caça-níquel “The 41-Year-Old Virgin Who Knocked Up Sarah Marshall and Felt Superbad About It”), o longa conta também com Charles S. Dutton (Na Companhia do Medo), Ron Pearlman (Hellboy) e Joyful Drake (Um Salão do Barulho) no elenco. Assista ao trailer:

Bad Ass estreia nos EUA em 24 de abril, diretamente em home video.