Os Especialistas

O Casa Très de Chic, famoso hotel localizado em Nova York, propriedade de Robert DeNiro devia estar precisando de alguma reforma. Isto explicaria o porque do consagrado ator estar participando deste longa de ação meia-boca, num papel sem expressão e com poucas cenas. Baseado no best-seller The Feather Men, escrito pelo britânico Sir Ranulph Fiennes, Os Especialistas não oferece nada de novo ao gênero com seu argumento pífio e cenas de ação que parecem requentadas de outros filmes mais interessantes.

Ambientado nos anos 1980, a trama centra-se em Danny (Jason Statham), um assassino de aluguel que decidiu se aposentar após quase ser morto durante uma missão no México. Abandonar esta profissão é dificil e logo ele é obrigado a voltar a ação quando seu mentor, Hunter (De Niro), é capturado por um poderoso Sheik do Oman, que ameaça executá-lo caso Danny não concorde em assassinar três militares da SAS (Special Air Services, a tropa de elite britânica) que mataram três dos seus filhos durante um conflito armado. Enquanto isso, é perseguido por Clive Owen e sua turma de oficiais da inteligência britânica.

O fato do filme ser baseado numa história verídica não o torna necessariamente melhor. Killer Elite tem uma narrativa sofrível, uma recriação da época mal-cuidada, personagens desinteressantes e erros de continuidade grosseiros que criam paradoxos temporais – Statham desiste do “trabalho” em 1980 e um ano se passa antes de De Niro ser capturado, para em seguida, um jornal mostrar o obituário de um dos alvos da SAS com o ano de 1980! A culpa pode ser jogada sem dó nas costas dos dois estreantes por trás das câmeras: o roteirista Matt Sherring e o diretor Gary McKendry (pela primeira vez comandando um longa-metragem).

O trio de atores bem que se esforça, mas é dificil “fazer bonito” quando seu papel tem a profundidade de um pires. Statham já está acostumado com este tipo de veículo e gosta de repetir o mesmo personagem à exaustão (vide Assassino a Preço Fixo, Os Mercenários, Blitz); Owen é mais versátil e acredita que um bigodinho vai dar credibilidade a sua caracterização de militar destemido; e De Niro, pagando as contas, parece não se importar em emprestar seu talento como coadjuvante de luxo.

Apesar de todos estes problemas e a falta de originalidade, as cenas de ação, mesmo clichês, são bem coreografadas e editadas. Talvez o bastante para atender as necessidades mais básicas dos fãs do gênero que não estão preocupados com roteiro, construção de personagens, aspectos criativos ou contextos verossímeis. Talvez não para quem esperava, mediante uma história promissora e protagonistas de primeira, um filme bem melhor.

(2/5)
Os Especialistas (Killer Elite)
Estados Unidos / Australia, 2011 – 116 min.
Direção: Gary McKendry. | Roteiro: Matt Sherring.
Elenco: Jason Statham, Clive Owen, Robert De Niro, Dominic Purcell, Aden Young, Yvonne Strahovski.