Noite de Ano Novo

“Como fazer comédias românticas” segundo o diretor Garry Marshall: Reúna muita gente famosa, coloque-os em situações com alguma temática festiva, arranje um final feliz e… jogue o roteiro fora. O resultado disso é Noite de Ano Novo, “sequência” de “Idas e Vindas do Amor” (que já seguia esta fórmula mágica), também dirigido por Marshall.

Muitas histórias se estabelecem na expectativa do novo ano que chega: Um ilustrador de coração partido fica preso no elevador com uma cantora; uma mãe enfrenta dificuldades com a filha de 15 anos; dois casais se preparam para a chegada dos novos integrantes de suas famílias; uma organizadora de um dos mais badalados eventos de Nova York enfrenta dificuldades na execução do mesmo; uma mulher solitária tenta realizar sua “lista de desejos” com a ajuda de um motoboy; um paciente e uma enfermeira encontram um no outro a saída para o eminente adeus de um deles; um empresário luta contra o tempo para reencontrar um grande amor do passado e, finalmente, uma chefe de cozinha nutre uma paixão por um astro do rock e descobre que a recíproca é verdadeira.

A sensação de assistir ao longa é a mesma de montar um quebra-cabeças. O problema é que faltam peças, pois, pouca coisa se encaixa. Há muita informação do começo ao fim e o espectador precisa estar bastante atento desde o início. O elenco é grande, recheio de rostos conhecidos do grande público, mas nem por isso sinônimos de boa atuação.

É o caso das loiras Katherine Heigl e Sarah Jessica Parker, muito limitadas no quesito atriz. A primeira está numa maré de filmes ruins e já passou da hora de ser indicada ao framboesa de ouro. A segunda, é perseguida pelo fantasma de Carrie Bradshaw, sua personagem no seriado Sex and the City. Já Asthon Kutcher, no melhor estilo Grinch (vocês entenderão a analogia quando assistirem filme), não consegue fugir dos mesmos papéis.

O cantor Bon Jovi e suas canções também marcam presença – o artista é uma espécie de Fabio Jr. da Terra do Tio Sam: cantor, ator… só falta ter filho famoso. Sophia Vergara e seu inglês enferrujado parece ter saído diretamente do set de Modern Family e até Michelle Pfeiffer surge totalmente irreconhecível (em todos os sentidos).

Salvam-se em Noite de Ano Novo a sensacional menção a Ferris Bueller (de Curtindo a Vida Adoidado, interpretado por Matthew Broderick, que também está no elenco) um dos clássicos personagens juvenis da história do cinema e a poderosa canção “New York, New York” cantada por Frank Sinatra já no final. Apesar de duas belas sequências, nada que justifique o ingresso. Que 2012 seja um ano bem melhor que este filme.

(2/5)
Noite de Ano Novo (New Year’s Eve)
Estados Unidos, 2011 – 118 min.
Direção: Garry Marshall. | Roteiro: Katherine Fugate.
Elenco: Ashton Kutcher, Jessica Biel, Katherine Heigl, Zac Efron, Robert De Niro, Michelle Pfeiffer.