O cinema nos ensinou que um evento paranormal pode-se apresentar como uma imagem, sons, odores, toques, sensações de frio, impressão de presença intrusa ou qualquer combinação de impressões. No fenômeno chamado de poltergeist, além dessas percepções há ocorrência de efeitos físicos: móveis se movendo, portas se abrindo, luzes piscando, objetos voando, etc.

Esta fascinação pelo sobrenatural sempre rendeu muito dinheiro para o cinema. Os filmes de fantasmas nunca saíram de moda, mas, desde que a Paramount lucrou uma fortuna com Atividade Paranormal tendo gasto uma merreca, estúdios do mundo inteiro aumentaram o investimento neste filão em busca do seu próprio “espírito-dos-ovos-de-ouro”.

Entre as recentes produções do gênero, duas obras de esmero maior se destacam: o inglês The Awakening e o norte-americano Innkeepers, ambos narrando histórias de fenômenos paranormais associados a locais onde os fantasmas quando vivos, passaram por tragédias ou traumas.

Ambientado no início do século passado, logo após a 1ª Guerra Mundial, The Awakening, dirigido por Nick Murphy, traz a bela Rebecca Hall (Atração Perigosa, Pronto Para Recomeçar) pela primeira vez como protagonista de um longa.

Na trama, Florence Cathcart (Hall) é uma escritora cética que investiga supostas aparições fantasmagóricas. Ao ser chamada pelo diretor de um internato para meninos (Dominic West) no intuito de investigar rumores de uma assombração, ela se depara com algo que desafia todas as suas crenças racionais. Confira:

The Innkeepers, novo filme do diretor Ti West (The House of The Devil), emula o terror do fim dos anos 1970, quando os últimos funcionários remanescentes do centenário Yankee Pedlar Inn, decidem testar se o hotel é mesmo mal-assombrado, antes que o lugar encerre suas atividades.

Munidos de equipamentos especiais e com a ajuda de uma paranormal, Claire (Sara Paxton) e Luke (Pat Healy) passeiam pelo lugar em busca de evidências do fantasma de Madeline o’Malley, cujos relatos afirmam que ela se enforcou num dos quartos após seu noivo não aparecer  para o casamento. Durante a investigação, eles testemunham estranhos eventos, muito além do que poderiam imaginar. Assista:

The Awakening estreou em 11 de novembro no Reino Unido e chega ao Brasil em 13 de abril de 2012 com o título de O Despertar. Já The Innkeepers, sai on demand em 30 de dezembro nos EUA, e depois chega aos cinemas do país em 3 de fevereiro de 2012, em circuito restrito.