Inicialmente, a Universal Pictures e a Relativity Media pretediam ser parceiras financeiras numa única versão live-action do clássico Branca de Neve e Os Sete Anões. Algo azedou no meio do caminho e os estúdios tomaram rumos diferentes, ambos dispostos a fazer sua própria adaptação do conto dos Irmãos Grimm.

Agora que os trailers de Snow White and The Huntsman e Mirror Mirror foram divulgados, lá se foi a oportunidade de ver briga de “cachorro grande” pelas bilheterias mundiais, visto as distintas diferenças entre os dois filmes.

Enquanto o longa da Universal é uma versão sombria e épica da história, transformando a melancólica protagonista numa guerreira e colocando-a em meio a exércitos e batalhas, o outro, está mais para uma comédia fanfarrona repleta de gags visuais com referências a filmes conhecidos do grande público.

Em Snow White and The Huntsman, o caçador Eric (Chris Hemsworth, trocando o martelo de Thor pelo machado!) é contratado pela malevóla rainha Ravenna (Charlize Theron, Jovens Adultos) para capturar a enteada dela, Branca de Neve (Kristen Stewart, Saga Crepúsculo), que está refugiada na Floresta Negra. Ao descobrir que a vilã quer matar a donzela, ele a ajuda escapar e decide treiná-la na arte da guerra.

A direção é do estreante Rupert Sanders e o elenco conta também com as presenças de Sam Claflin, Toby Jones, Nick Frost, Ray Winstone, Ian McShane e Bob Hoskins. O trailer revela uma estética gótica que aproveita elementos visuais de Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton – o produtor Joe Roth está associado a ambos os filmes – e há adereços que remetem para o universo da série “Crônicas de Nárnia”. Confira:

Mirror Mirror, descrito como uma aventura cômica, tem narrativa próxima dos contos de fadas. Aqui, Julia Roberts faz a Rainha Má, que assumiu o controle do reino depois de matar o rei (Sean Bean, Game of Thrones) e exilar a princesa Branca de Neve (Lily Collins, filha do cantor Phil). No melhor estilo Robin Hood, a garota junta-se aos sete anões para reconquistar seu direito de primogenita.

Armie Hammer (os gêmeos de A Rede Social) faz o príncipe enquanto Nathan Lane (A Gaiola das Loucas) interpreta o braço-direito da rainha. Robert Emms, Mare Winningham e Michael Lerner também estão no elenco. Assista abaixo a prévia de visual colorido e exagerado, típicos do diretor indiano Tarsem Singh (A Cela, Imortais):

Espelho, Espelho Meu chega aos cinemas americanos em 16 de março de 2012, enquanto o seu “concorrente” Branca de Neve e O Caçador só estreia em 1º de junho nos EUA. As datas no Brasil ainda não foram definidas.

Curiosidade: A origem de Branca de Neve é controversa; é possível ter iniciado durante a idade média e se mantido pela tradição oral. Os Irmãos Grimm, em seus livros, publicaram a versão mais conhecida na época, e essa se tornou, com o tempo, a mais divulgada.