Quando o assunto é criatividade, Hollywood, na maioria das vezes, vai pelo caminho mais rápido e fácil, seguindo o conselho do filósofo Lavoisier: “Nada se cria, tudo se transforma”. E você que pensava que refilmagem era o cúmulo do absurdo:


A WALK ON THE MOON (1999) VS. EDUCAÇÃO (2009)
A trama dos dois filmes também é muito parecida: ambos se passam nos anos 1960 e falam de mulheres seduzidas por um estranho que aparece em suas vidas.

FREE WILLY (1993) VS. IMENSIDÃO AZUL (1988)
Em 1988, cinco anos antes da baleia norte-americana estrear, Luc Besson dirigiu este drama aquático que falava mais de seres humanos do que animais.

PÂNICO 2 (1997) VS. A NOIVA DE CHUCK (1998)
Desprezo, sátira ou cópia descarada? A continuação de Brinquedo Assassino nem esperou a sequência de Wes Craven esfriar.

INSTINTO SELVAGEM (1991) VS. ENCONTRO SECRETO (2001)
O profissional responsável pela mídia impressa dste telefilme descarado protagonizado pelo irmão menos talentoso do clã Baldwin deveria levar um picador de gelo na testa.

BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008) VS. A ORIGEM (2010)
O diretor Christopher Nolan é um sujeito meticuloso que gosta de trabalhar com os mesmos profissionais que julga competente. Ao que tudo indica, inclusive da área de marketing.

60 SEGUNDOS (2000) VS. REGRAS DA TRAIÇÃO (2002)
Preguiça? Falta de criatividade? Burrice? Quem o artista responsável pelo cartaz de 100 Mile Rule achou que enganaria chupando a arte de um filme com Nick Cage e Angelina Jolie??

PERFUME (2006) VS. O RETRATO DE DORIAN GRAY (2009)
Nem só os mágicos gostam de cortar pessoas ao meio, os designers destes dois thrillers tiveram a mesma ideia… com um intervalo de três anos(!).

A CASA MALUCA (1990) VS. DOZE É DEMAIS (2003)
A comédia com Steve Martin fez milhões nas bilheterias. Poderiam ter doado um pouco da grana para o pessoal de A Casa Maluca, que foi um fracasso.

PROCURANDO NEMO (2003) VS. O MAR NÃO ESTÁ PARA PEIXE (2006)
A alusão ao longa da Disney/Pixar não ajudou esta animação meia-boca: o desenho, uma co-produção EUA e Coréia do Sul, literalmente afundou nas bilheterias.

O RETORNO (2006) VS. A CHAVE MESTRA (2005)
Além dos cartazes, os dois filmes de horror tem jovens loiras como protagonistas e roteiro envolvendo “esqueletos” escondidos no passado.

Este post também não é original. Ele foi “inspirado” neste aqui do Shorlist.