Uma boa opção para quem curte filmes de horror, é a belíssima obra Zumbis – O Livro dos Mortos (Book Of The Dead), do escritor britânico Jamie Russell, publicado no Brasil pela Editora Barba Negra. O livro, de 460 páginas, traduzido por Marcelo Andreani de Almeida e Érico Assis é uma extensa filmografia zumbi contada cuidadosamente e com requintes de humor, além de opiniões pessoais do autor.

O livro traz um apanhado sobre praticamente todos os filmes de mortos-vivos já feitos, desde o surgimento do primeiro andante (em White Zombie, 1932) até as produções atuais. A origem caribenha e a transformação que ocorreu na definição de “zumbi” também são esmiuçadas.

Publicado nos EUA e Reino Unido em 2006, a versão nacional recém-lançada atualiza até 2010 (feita pelo amante do gênero Antônio Timbau), a lista fornecida por Russell, incluindo aí algumas raras (e independentes) incursões brasileiras no gênero.

Não bastasse este capítulo extra, a arte da edição brasileira (feita pelo estúdio Retina78) é também mais bonita que a original publicada nos países de língua inglesa. Sem dúvida, uma edição indispensável na coleção de qualquer cinéfilo apreciador de horror:

Gostou? Clique aqui para comprar.