Ben-Hur, o épico bíblico dirigido por William Wyler, vencedor de onze Oscars em 1960 (entre eles Melhor Filme, Ator e Diretor) ganhou uma edição caprichadíssima da Warner Bros. em comemoração ao seu aniversário de 50 anos. O longa passou por um minucioso processo de restauração e será relançado em Blu-ray (três discos) e DVD (cinco discos) numa edição limitada e numerada, exclusiva do mercado norte-americano.

Sempre constando nas listas dos melhores filmes de todos os tempos, a história se passa na época de Jesus Cristo, quando Judah Ben-Hur (Charlton Heston, memorável) vivia como um príncipe e mercante em Jerusalém. Traído por seu velho amigo Messala (Stephen Boyd), é mandando-o para as Galés como escravo. Ele luta pela liberdade, tornando-se um exímio guerreiro e volta para conseguir sua vingança.

O longa foi restaurado frame a frame à partir do negativo original de 65mm numa resolução de 6k. Isto possibilitou atingir uma qualidade seis vezes maior do que o lançamento em DVD (realizado em 2004). A foto abaixo demonstra a diferença entre as duas imagens antes e depois da restauração. Esta gravura faz parte do material de divulgação da Warner e não se trata de um screenshot direto do disco, mas dá para ter uma ideia do trabalho realizado:

Com 212 minutos, Ben-Hur (50th Anniversary Ultimate Collector’s Edition) começa no disco 1 e termina no 2, onde também estão parte do material extra que se complementa no terceiro Blu-ray. Entre estes adicionais está um novo documentário de longa duração filmado em HD que aborda a visão do ator Heston durante as filmagens. Entitulado de Charlton Heston & Ben-Hur: Uma Jornada Pessoal, o video não traz apenas cenas dos bastidores, como também raros momentos da família do ator.

Confira abaixo a lista completa dos extras:

  • Ben Hur – o filme mudo de 1925
  • Ben-Hur – o épico que mudou o cinema (documentário de 2005)
  • O making of de um épico (documentário de 1994)
  • Testes dos atores
  • Galeria de fotos
  • Melhores momentos do Oscar de 1960
  • Galeria de trailers de cinema
  • Uma Jornada Através das Imagens – uma recriação audiovisual feita através de fotos, storyboards, música, diálogos e outros materiais de arquivo

Entre os mimos colecionáveis que fazem parte deste giftset estão dois livros belíssimos. O primeiro, com 128 páginas, entitulado Charlton Heston: Os Diários de Ben-Hur, reproduz as anotações (e recortes como ingressos e postais) que o astro fez desde a pré-produção em janeiro de 1958 até a coroação com os onze Oscars em abril de 1960. O segundo livro, com 64 páginas e capa dura, é similar aos booklets lançados em outras edições comemorativas, apresentando fotos raras do longa, bastidores, além de notas da produção.

Esta edição especial, que custa US$ 44,99 (cerca de R$ 95 com frete incluso), vem numa caixa de papelão incorpado com muitos detalhes em alto relevo. Os discos vem encartados numa embalagem digipak, igualmente luxuosa. O áudio original é apresentado em DTS-HD MA 5.1 e a trilha em português em Dolby Digital 1.0 (a dublagem clássica da TV). Além da legenda PT-BR o filme também conta com subtítulos PT-PT. Assista ao trailer:

Para quem não possui cartão de crédito internacional ou não importará o giftset por outro motivo, a boa noticia é que o filme será lançado por aqui com os mesmos três discos da edição estadunidense e o livreto de 64 páginas. Mesmo não contendo todos os itens do box gringo, ainda assim um lançamento de respeito da Warner brasileira.