Sherlock Holmes sempre foi a pessoa mais inteligente da Inglaterra… até agora. Ao conhecer o professor Moriarty, Holmes não descobre apenas o seu equivalente intelectual, mas o seu maior inimigo. E a completa falta de escrúpulos de Moriarty pode até fazê-lo melhor do que o detetive. Tudo isso será posto à prova quando o príncipe da Áustria é encontrado morto, e Holmes, indo contra todas as evidências, deduz que o monarca não se suicidou, mas foi vítima de Moriarty como peça de um ambicioso quebra-cabeça. Disposto a expor o criminoso, Holmes e seu parceiro Watson aliam-se a misteriosa cigana Sim,  e os três embarcam numa viagem ao redor do continente, revelando um plano de destruição no qual Moriarty parece estar sempre um passo à frente de Holmes.

Esta é a sinopse oficial de Sherlock Holmes: O Jogo das Sombras, estrelada por Robert Downey Jr. no papel título que, ao lado de Jude Law (como o fiel parceiro Dr. Watson), retorna nesta sequência do enorme sucesso de 2009, baseada nos personagens criados pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Entre as novas “aquisições” do elenco estão Noomi Rapace (da trilogia sueca Millennium) interpretando a cigana Sin, Jared Harris (da série televisiva Mad Men) como o professor Moriarty e Stephen Fry bancando o invejoso irmão do detetive, Mycroft Holmes.

O trailer divulgado pelo estúdio traz os personagens em meio a muita correria e explosões com Holmes e Watson envolvidos nas calorosas discussões infantis de sempre. Confira:

Sherlock Holmes: A Game of Shadows que tem novamente Guy Ritchie na direção, estreia em 16 de dezembro nos EUA e 13 de janeiro de 2012 no Brasil.