Já imaginou se os clássicos Nosferatu (1922) de F. W, Murnau ou Drácula (1931) com Bela Lugosi fossem baseados na realidade? Este mockumentary belga prova que os vampiros existem e vivem tranquilamente entre nós, tentando lidar a sua sanguinária existência com os códigos da nossa sociedade moderna.

Segundo a prévia divulgada, várias foram as tentativas (e baixas) da equipe de filmagem até conseguir se aproximar do clã Saint-Germain, uma tradicional família de vampiros que vive nos subúrbios da Bélgica. O patriarca George, sua esposa Bertha e os filhos Samson e Grace possuem problemas típicos dos humanos, excetuando-se o fato de que se alimentam de imigrantes negros ilegais e prostitutas.

Dirigido e co-escrito por Vincent Lannoo, Vampires estreou na Bélgica em setembro de 2010 e atualmente percorre festivais europeus de cinema, onde vem sendo bastante aplaudido. Exibido no Indie Lisboa International no início deste mês, o longa de horror – que parece uma amálgama de Os Monstros (antigo seriado dos anos 1960) com o falso documentário This is Spinal Tap – arrancou muitos elogios da imprensa local e prepara-se para aportar nos EUA no mês de outubro. Confira abaixo o trailer legendado e exclusivo:

Vamos torcer para alguma distribuidora nacional lançar o filme por aqui.

Curiosidade: veio da Bélgica um dos primeiros mockumentaries: Aconteceu Perto de Sua Casa (C’Est Arrivé Près de Chez Vous/Man Bites Dog) de 1992, quando o gênero ainda nem tinha esta alcunha.