Entre 29 de Maio e 31 de Outubro de 2011 estarão em exibição no LACMA (Los Angeles County Museum of Art) a retrospectiva de Tim Burton com mais de 700 desenhos, pinturas, fotografias, vídeos, bonecos, maquetes e vestuário, utilizados nas obras do cineasta que também é ilustrador, fotógrafo e escritor.

O espetáculo estreou primeiramente no MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, onde chegou a um número estimado de 810.500.000 visitantes, tornando-se o terceiro mais popular na história do museu – atrás apenas de Matisse em, 1992 e Picasso, em 1980. Muitas das peças apresentadas pertencem ao arquivo pessoal do artista e nunca foram expostas ao grande público.

Inspirado pela cultura popular, Tim Burton reinventou o cinema como sua visão muito pessoal, conquistando o sucesso internacional e influenciando novas gerações de artistas das áreas do cinema e vídeo. A exposição do LACMA explora a diversidade do seu trabalho criativo, traçando o curso da sua imaginação visual, desde os primeiros desenhos de infância às melancólicas e sombrias produções cinematográficas.

A exposição é dividida em três seções, que giram em torno de Burbank, cidade onde ele cresceu. Confira abaixo (clique nas miniaturas para ampliar):