A palavra cameo é usada no meio cinematográfico para descrever participações rápidas de pessoas famosas, em papeis de pouco ou nenhum significado. O primeiro a brincar com este recurso foi Alfred Hitchcock que sempre dava um jeitinho de aparecer em seus filmes.

Stan Lee, seria um exemplo atual. O velhinho bigodudo criador do Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Homem-de-Ferro e tantos outros superheróis da Marvel, está sempre presente em algum papel insignificante nas adaptações para o cinema de seus personagens.

A Pixar, que adora enfiar trocentas referências em suas animações, adotou um personagem diferente: uma caminhonete entregadora de refeições da fictícia “Pizza Planet”. O veículo da Toyota de placa RES1536, que possui um adesivo colado no para-choque traseiro escrito “Como estou dirigindo? Ha ha ha ha ha!”, apareceu pela primeira vez em Toy Story e virou figurinha carimbada em quase todos os filmes do estúdio. Confira:

A primeira aparição do velho Toyota HiLux aconteceu no Toy Story original. Buzz e Woody pegam carona no veículo para sair da Pizza Planet.

A caminhonete aparece estacionada ao lado de um velho trailer, na sequência em que os bichos “conhecem” o abajur mata-mosquitos.

Em Toy Story 2, Buzz pega o carro “emprestado” na sequência em que tenta avisar Woody que ele será enviado para o Japão.

Na cena em que Randall é banido para o mundo dos humanos, o carro aparece novamente ao lado de um trailer, num frame que é nitidamente referência também a Vida de Inseto.

O carro surge em Procurando Nemo, na cena em que Gill explica como escapou do tanque.

Na cena do Piston Cup, o Toyota aparece discretamente ao lado do RV que imita Elvis.

Em Ratatouille, a caminhonete aparece em duas sequências rápidas. É preciso prestar muita atenção para identificá-lo no trânsito parisiense.

Durante uma das varreduras de EVA, o carro aparece todo destruído.

O veículo está presente em muitos trechos de Up. O cinéfilo que estiver atento vai notá-lo, mas é preciso uma TV de 37 polegadas ao menos, para facilitar a busca.

Os produtores não deixariam o emblemático veículo justamente de fora do último capítulo da trilogia. O Toyota aparece nos minutos finais.

Fonte: Pixar Wiki