Ao que parece nem mesmo Raúl Castro e seus compatriotas ilhados estão imunes a praga de mortos-vivos que, literalmente, anda infestando tudo quanto é meio de entretenimento. E agora que a economia cubana lentamente se abre para o mercado exterior, era apenas questão de tempo até que o país realizasse um filme do gênero, símbolo radical da reflexão pós-capitalista:

O roteirista e diretor Alejandro Brugués, de 34 anos, fundou com amigos a produtora 5a Avenida e conseguiu, ao longo de quatro anos, captar com o departamento oficial de cinema de Cuba e com a produtora espanhola La Zanfona Producciones o equivalente a US$ 2,3 milhões para realizar Juan of the Dead (uma alusão a Shawn of the Dead, batizado no Brasil de Todo Mundo Quase Morto).

Na comédia, Havana foi infestada por zumbis e Juan (Alexis de Villegas), um típico cubano que vive de bicos para sobreviver, decide tirar proveito da situação caótica: cobrar para eliminar as famílias infectadas. Seu Slogan? “Juan mata seus entes queridos”!